Title: | Considerações sobre a gestão e as relações de gênero: desafios às Comissões Permanentes do IFRS |
Author: | Bergonci, Andréa Marta Donadel |
Abstract: |
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), cuja missão é a de ofertar educação profissional, cientifica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, não dispõe de normas de procedimentos para o enfrentamento a situações excepcionais ao cotidiano, principalmente em momentos tão adversos, a exemplo da pandemia vivenciada pela transmissão do vírus Sars-CoV-2 que radicalizou as relações desiguais de gênero nos contextos da vida privada, e do trabalho remoto. Essa situação expôs um fator que, no transcurso normal do dia a dia, não havia possibilidade de se verificar: a sobrecarga que as mulheres enfrentaram em relação às atividades que envolvem as tarefas de casa, os cuidados familiares, as obrigações laborais. E, em especial, observou-se a assimetria da representação feminina nos lugares de decisão no IFRS. Com base no exposto, compreende-se importante a discussão e possíveis encaminhamentos de ações que prevejam uma relação mais equânime na distribuição dos cargos de gestão e, consequentemente, a compreensão efetiva da necessidade de as mulheres terem espaço em posição institucional decisória. Nosso objetivo com esta pesquisa será o de analisar as fragilidades reveladas às relações de gênero nos quadros funcionais efetivos da Instituição. Na sequência, indicar possíveis ações institucionais que estabeleçam o equilíbrio por meio da participação das mulheres na gestão institucional, cujas condições de gênero é mais um dos fatores determinantes de desigualdade social. A abordagem desta pesquisa vinculada ao ProfEPT terá cunho exploratório, de natureza qualitativa e com vistas à aplicabilidade voltada à área de ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Cabe ressaltar que a investigação está vinculada à linha de pesquisa “Organização e Memórias do espaço pedagógico formal e não formal em EPT” e ao macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos da EPT. O produto educacional decorrente desta pesquisa resultou num material textual, com foco no diagnóstico e considerações às comissões permanentes (CIS e CPPD) e com a proposição de considerar os inúmeros desafios e dificuldades enfrentados pelas mulheres, bem como incentivar a paridade das relações de gênero nas funções de gestão no IFRS. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), whose mission is to offer vocational, scientific, and technological education that is inclusive, public, free, and of quality, does not have rules of procedures for dealing with exceptional everyday situations, especially at such adverse times, such as the pandemic experienced by the transmission of the Sars-CoV-2 virus which radicalized unequal gender relations in the contexts of private life and remote working. This situation has exposed a factor that, in the regular course of everyday life, there was no possibility of seeing: the overload women faced concerning activities involving housework, family care, and work obligations. In particular, the asymmetry of women's representation in decision-making positions in the IFRS was observed. Based on the above, it is important to discuss and possibly take action to ensure a more equitable relationship in the distribution of management positions and, consequently, an effective understanding of the need for women to have a place in institutional decision-making positions. Our aim with this research will be to analyze the weaknesses revealed in gender relations in the Institution's permanent staff. After that, we aim to indicate possible institutional actions that establish a balance through the participation of women in institutional management, whose gender conditions are one of the determining factors of social inequality. The approach of this research linked to ProfEPT will be exploratory, of a qualitative nature, and with a view to applicability in the teaching field in Vocational and Technological Education (EPT). It should be noted that the research is linked to the line of research "Organization and Memories of the formal and non-formal pedagogical space in EPT" and macro-project 6 - Organization of pedagogical spaces in EPT. The educational product arising from this research resulted in a text material, focusing on the diagnosis and considerations for the standing committees (CIS and CPPD) and with the proposal to consider the numerous challenges and difficulties faced by women, as well as to encourage parity of gender relations in management functions in the IFRS. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/977 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789977.pdf | 9.561Mb |
View/ |
Texto completo |