Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O ensino de matemática pelo YouTube: princípios e recursos metodológicos

Show full item record

Title: O ensino de matemática pelo YouTube: princípios e recursos metodológicos
Author: Lara, Cristiane Rebouças de
Abstract: O presente artigo trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que objetiva analisar canais de youtubers brasileiros relacionados ao ensino da matemática, verificando os princípios metodológicos empregados e buscando compreender de que forma esses recursos facilitam a aprendizagem matemática. Para tanto, pesquisou-se, a partir da leitura de artigos, livros e sites de internet, os principais recursos metodológicos comumente empregados na produção de videoaulas. Na sequência, identificou-se o vídeo mais visualizado dos cinco canais de YouTube dedicados ao ensino de matemática com maior número de inscritos. Procurou-se relacionar e compreender de que forma esses artifícios metodológicos, tais como roteiro, linguagem, som e imagem, tempo de duração, ludicidade, corpo, etc, facilitam a aprendizagem matemática. Por fim, verificou-se que, embora sejam muitos os princípios metodológicos presentes nos vídeos analisados, há outros recursos que poderiam ser melhor explorados por seus criadores para tornar o processo de ensino e de aprendizagem mais eficiente.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1246
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891246.pdf 215.7Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account