Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gabbi, Angéli Cervi pt_BR
dc.contributor.advisor Camargo, Karine pt_BR
dc.contributor.author Fioreze, Patrícia pt_BR
dc.date.accessioned 2024-07-10T21:38:27Z pt_BR
dc.date.available 2024-07-10T21:38:27Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1253
dc.description.abstract O propósito deste estudo foi conduzir uma análise detalhada, utilizando referências bibliográficas como base, a fim de constatar a influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos, nos diversos níveis e modalidades de ensino. Buscou-se descrever a importância de uma aprendizagem que respeite as variedades linguísticas e questões sociais, pertinentes à esfera educacional, de modo a preparar o estudante para a vida, de maneira sólida e eficiente. Além disso, visou-se analisar a interferência do linguajar científico na explicação e compreensão de habilidades necessárias às diversas faixas etárias, que por vezes, se mostra complexo e distante do idioma usual dos estudantes. Situação esta, que pode ocasionar defasagens educacionais, especificamente na área da Matemática e suas Tecnologias. O presente artigo traz reflexões acerca das metodologias utilizadas no processo de ensino e conhecimentos com relação às etapas e formas de aprendizagem, aspirando propostas acadêmicas mais adequadas, estimulantes e preparatórias para a continuidade dos estudos matemáticos. Enfim, por meio do estudo realizado, foi possível confirmar que dentro de suas funções e incumbências, uma educação que oferta o aprimoramento do idioma oficial e científico, em conjunto com uma linguagem adaptada à realidade e individualidades de cada turma, garante resultados melhores no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Interpretação pt_BR
dc.title A influência da linguagem na compreensão dos conceitos matemáticos pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891253.pdf 555.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account