A abordagem da matemática financeira no novo ensino médio gaúcho
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Giacomini, Mônica |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dellay, Amanda Tirloni |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-07-10T22:45:12Z |
|
dc.date.available |
2024-07-10T22:45:12Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1255 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que busca analisar o novo Ensino Médio Gaúcho e entender a partir da temática Educação Financeira do Itinerário Formativo Matemática e suas Tecnologias, como a Matemática Financeira está sendo abordada. Para compreender essa abordagem e entender como o novo Ensino Médio está estruturado, o foco principal foi a leitura, estudo e análise da Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular Gaúcho, juntamente com outros artigos, dissertações e livros que complementam o tema. Diante disso, observou-se que na proposta do novo Ensino Médio Gaúcho o currículo é dividido em dois blocos, sendo o primeiro composto pela Formação Geral Básica, que apresenta os componentes curriculares obrigatórios, e o segundo bloco são os Itinerários Formativos, que apresentam a flexibilização curricular. Segundo o Referencial Curricular Gaúcho, a temática Educação Financeira apresenta três trilhas de aprofundamento curricular: Educação Financeira e Linguagens Aplicadas, Educação Financeira e Desenvolvimento Sustentável e Educação Financeira e Relações Sociais. Todas as trilhas trazem a Matemática Financeira como um componente curricular com três períodos de aula semanais. Destaca-se a relevância da Matemática Financeira, pois possibilita aos estudantes se habituar e aplicar, nos mais diversos contextos, cálculos como taxas, juros, porcentagens, dentre outros, tornando-se fundamental para a construção da Educação Financeira, permitindo a eles aprenderem a administrar seus ganhos de forma consciente, gerando confiança e autonomia para calcular seus gastos e fazer investimentos. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática (Ensino médio) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática financeira |
pt_BR |
dc.title |
A abordagem da matemática financeira no novo ensino médio gaúcho |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account