dc.description.abstract |
Neste estudo em nível de Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), propomos uma relação entre conceitos de Gestão de Pessoas, Cultura (em particular, a cultura organizacional) e Imprensa Pedagógica, no intuito de embasarmos nosso objetivo principal de desenvolver um produto educacional. Produto este, voltado a mitigar ou preencher lacunas no processo de socialização de servidores de uma instituição federal de ensino, tornando possível a disseminação da sua cultura institucional e com vias de proporcionar a aprendizagem da mesma. Utilizou-se para tanto, ferramenta de informação e comunicação do tipo Revista, portanto de imprensa, com o intuito pedagógico. Ela abarcou potencial para auxiliar na busca de nosso objetivo principal. Adotando uma metodologia de natureza aplicada e qualitativa, tendo como modalidades ou procedimentos técnicos, o estudo de caso e história oral(HO). O estudo de caso delimitou a pesquisa junto a servidores do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS). A história oral foi utilizada na busca de ouvir e registrar as vozes dos sujeitos da pesquisa, adotando a técnica de entrevista semiestruturada para coleta dos dados. Também realizou-se pesquisa documental e bibliográfica. Desta maneira as percepções apreendidas com a análise dos dados e verbalizações, subsidiou o desenvolvimento do produto educacional, a Revista de Gestão de Pessoas do IFRS. Os resultados e a avaliação realizada, mediante questionário de perguntas fechadas, em escala do tipo Likert, nos deu a assertiva de que o produto educacional desenvolvido é viável e atingiu seus objetivos principais de facilitar o processo de socialização e disseminação da cultura institucional, e ainda, vir a ser, mediante acervo, parte da memória da instituição. A produção da revista, como produto educacional, junta-se ao fenômeno das revistas pedagógicas, com o diferencial de ser voltada para servidores e colaboradores, em especial, os técnico-administrativos, frente à escassa oferta dessa modalidade voltada para tal fim. |
pt_BR |