Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Autonomia com tecnologias digitais das estudantes do Curso Técnico em Vestuário EAD do SENAI Porto Alegre: a competência como práxis no processo educativo

Show full item record

Title: Autonomia com tecnologias digitais das estudantes do Curso Técnico em Vestuário EAD do SENAI Porto Alegre: a competência como práxis no processo educativo
Author: Santos, Alexandre Elsio dos
Abstract: Na atualidade, o ser humano para ser autônomo e independente precisa ter o conhecimento de recursos tecnológicos cada vez mais presentes em seu dia a dia. Nem todos possuem a autonomia digital, com os conhecimentos necessários para utilização destas tecnologias. A presente pesquisa, inserida na linha de pesquisa de “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), abordará a autonomia digital na perspectiva das estudantes do curso Técnico em Vestuário EAD do SENAI Porto Alegre-RS. Esta pesquisa visa identificar quais são os conhecimentos necessários, para que a estudante possa ter a sua autonomia digital, visando mapear e desenvolver as competências digitais necessárias para o aprendizado das estudantes do curso técnico em vestuário EAD do SENAI-POA. Quanto aos aspectos metodológicos, classifica-se como pesquisa qualitativa, aplicada e com abordagem exploratória. A produção de dados decorreu a partir da pesquisa bibliográfica e documental, além de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, que foram respondidas pelas estudantes do curso técnico em vestuário EAD. Teve como lócus o Centro de Formação Profissional SENAI Porto Alegre. A partir das respostas com as alunas, tendo como base a competência como práxis, foi criada uma atividade formativa no formato on line através de video aulas, com foco no desenvolvimento dos conhecimentos basilares em tecnologias digitais das estudantes, pautada na competência como práxis. Por meio desta pesquisa e desenvolvimento do produto educacional, espera-se que as estudantes do curso Técnico em Vestuário-EAD do SENAI-Porto Alegre-RS apresentem uma significativa melhora no desenvolvimento da autonomia digital.Nowadays, to be autonomous and independent, human beings need to have knowledge of technological resources that are increasingly present in their daily lives. Not everyone has digital autonomy, with the necessary knowledge to use these technologies. This research, inserted in the research line of “Educational Practices in Professional and Technological Education” of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), will address digital autonomy from the perspective of students on the EAD Clothing Technician course at SENAI Porto Alegre-RS. This research aims to identify what knowledge is necessary so that the student can have digital autonomy, aiming to map and develop the digital skills necessary for the learning of students on the technical course in EAD clothing at SENAI-POA. Regarding methodological aspects, it is classified as qualitative, applied research with an exploratory approach. Data production took place based on bibliographic and documentary research, in addition to the application of a questionnaire with open and closed questions, which were answered by students on the technical course in EAD clothing.Its location was the SENAI Porto Alegre Professional Training Center. Based on the responses from the students, based on competence as a praxis, a training activity was created in an online format through video classes, focusing on the development of students' basic knowledge of digital technologies, based on competence as a praxis. Through this research and development of the educational product, it is expected that students on the Apparel Technician-EAD course at SENAI-Porto Alegre-RS will show a significant improvement in the development of digital autonomy.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1786
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891786.pdf 5.117Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account