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Narrativas memoriais sobre os institutos federais: a concepção de uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica

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dc.contributor.advisor França, Maria Cristina Caminha de Castilhos pt_BR
dc.contributor.author Schiedeck, Silvia pt_BR
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/179 pt_BR
dc.description.abstract A educação profissional no Brasil, a partir de 2004, passou por uma transformação, culminando, em dezembro de 2008, com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), por meio da Lei nº 11.892. Nosso objetivo com esta pesquisa foi registrar as narrativas memoriais dos sujeitos envolvidos na definição destas políticas para a educação profissional nesse período, buscando identificar as motivações, as articulações e os conflitos políticos e teóricos lembrados, na intenção de completar espaços e lacunas que surgem quando analisamos a história documental. Empregamos no embasamento teórico os eixos temáticos que tratam sobre memória social, discursos e narrativas, utilizando como metodologia a etnografia e técnicas específicas e próprias ao método em questão, pretendendo recriar as relações entre a fundamentação teórica e os dados produzidos/empíricos, esclarecendo e completando os espaços da dinâmica social histórica investigada. O produto educacional resultante desta investigação é um documentário etnográfico, em que compartilhamos o registro destas memórias para perenizar o movimento identitário desse projeto de reestruturação da educação profissional por meio dos Institutos Federais e da própria institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), numa política em que a educação é considerada como direito social e uma perspectiva para o desenvolvimento do país. pt_BR
dc.description.abstract Since 2004, professional education in Brazil has undergone a transition process. The highlight of this evolution was the establishment of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education and the creation of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IFs ), through Law No. 11,892, in December 2008. The goal of this research was to register the memorial narratives of the subjects involved, during this moment, in the definition of these policies for professional education, seeking to identify the motivations, the liaisons and the political and theoretical conflicts which are recalled by them, in order to complete the gaps that arise when we analyze the documental history. We use the conceptual framework that deal with social memory, discourses and narratives, using the ethnography and its specific techniques as a methodological approach, aiming to recreate the relations between the theoretical foundation and the produced/empirical data and to clarify and complete the blanks of the historical and social dynamics investigated. The educational product of this research is an ethnographic documentary. We share in it the registration of these memories to preserve the identity movement of professional education restructuration through the conception of Federal Institutes and the Professional and Technological Education (EFA) institutionalization into a public policy considering education as a social right and the best perspective for the development of the country. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Educação - Aspectos Políticos pt_BR
dc.subject Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pt_BR
dc.title Narrativas memoriais sobre os institutos federais: a concepção de uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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