Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Recursos Educacionais Abertos enquanto estratégia de ensino: articulações possíveis e necessárias entre educação, trabalho e tecnologias, a partir da escuta de estudantes da EJA-EPT

Show simple item record

dc.contributor.advisor Prestes, Liliane Madruga pt_BR
dc.contributor.advisor Procasko, Josiane Carolina Ramos Soares pt_BR
dc.contributor.author Belmonte, Tânia Georg Florão
dc.date.accessioned 2024-12-12T15:09:11Z
dc.date.available 2024-12-12T15:09:11Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1850
dc.description.abstract A presente dissertação está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado em rede pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, a qual contempla projetos que abordam a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT). O problema do estudo se constituiu em: quais os conhecimentos prévios de docentes e discentes sobre tecnologias e quais são suas perspectivas em relação ao uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) nas práticas educativas, visando à articulação entre educação e mundo do trabalho, especialmente no contexto da EJA-EPT? Quanto ao objetivo geral, o estudo buscou investigar os conhecimentos de docentes e estudantes sobre o uso das tecnologias no âmbito da educação e do trabalho, com ênfase nas potencialidades e demandas para a utilização de REAs. Em termos metodológicos, a pesquisa foi de abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionários estruturados para mapear os conhecimentos e as demandas dos participantes da EJA-EPT no contexto pesquisado, a saber, Campus Porto Alegre do IFRS. Tais dados produzidos foram articulados com os referenciais teóricos e sistematizados mediante a elaboração de um Produto Educacional no formato de um Padlet. Tal ferramenta visa enriquecer as práticas educacionais, incentivando o uso de REAs no cotidiano de ensino da EJAEPT. Tais recursos emergem como ferramentas que promovem uma educação voltada para a inserção crítica no mundo do trabalho, rompendo com a lógica excludente e oferecendo novas formas de inclusão. O estudo aponta que a potencialidade e, ao mesmo tempo, a demanda por políticas públicas que promovam os REAs enquanto estratégias para a ampliação e democratização do acesso aos conhecimentos historicamente produzidos. Por fim, cabe destacar que tais recursos são aplicados às práticas de ensino que potencializam o desenvolvimento da autonomia e a formação humana integral no contexto da EPT, preparando os estudantes para os desafios do mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. en_US
dc.description.abstract This dissertation is linked to the Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT) line of the Postgraduate Program – Professional Master's in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered in a network by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) – Porto Alegre Campus, which includes projects that address the Education of Young People and Adults integrated with Professional and Technological Education (EJA-EPT). The problem of the study was: what is the prior knowledge of teachers and students about technologies and what are their perspectives regarding the use of Open Educational Resources (OERs) in educational practices, aiming at the articulation between education and the world of work, especially in the context of EJA-EPT? Regarding the general objective, the study sought to investigate the knowledge of teachers and students about the use of technologies in the scope of education and work, with emphasis on the potentialities and demands for the use of OERs. In methodological terms, the research used a qualitative approach, involving bibliographic and documentary research, in addition to the application of structured questionnaires to map the knowledge and demands of EJA-EPT participants in the context studied, namely, the Porto Alegre Campus of IFRS. The data produced were articulated with theoretical references and systematized through the development of an Educational Product in the format of a Padlet. This tool aims to enrich educational practices, encouraging the use of OERs in the daily teaching of EJA-EPT. These resources emerge as tools that promote an education focused on critical insertion in the world of work, breaking with the exclusionary logic and offering new forms of inclusion. The study points out the potential and, at the same time, the demand for public policies that promote OERs as strategies for expanding and democratizing access to historically produced knowledge. Finally, it is worth highlighting that such resources are applied to teaching practices that enhance the development of autonomy and comprehensive human development in the context of EPT, preparing students for the challenges of the world of work and for the exercise of citizenship. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica en_US
dc.subject Recursos educacionais abertos en_US
dc.subject Educação de jovens e adultos en_US
dc.subject Educação en_US
dc.subject Trabalho en_US
dc.subject Tecnologias en_US
dc.title Recursos Educacionais Abertos enquanto estratégia de ensino: articulações possíveis e necessárias entre educação, trabalho e tecnologias, a partir da escuta de estudantes da EJA-EPT en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891850.pdf 4.816Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account