Recursos didáticos e estratégias metodológicas utilizadas no ensino de matemática do ensino médio durante a pandemia de Covid-19
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Gabbi, Angéli Cervi |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sestari, Fabiane Beatriz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bertinato, Graziele |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2025-01-22T17:34:26Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2025-01-22T17:34:26Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1896 |
|
dc.description.abstract |
A pandemia de Covid-19 transformou profundamente o ensino de Matemática, exigindo uma
urgente adequação para o ensino remoto. Este estudo justificou-se pela necessidade de
compreender as práticas docentes nesse contexto, considerando o impacto das tecnologias
digitais. O problema central investigado foi: Quais tecnologias digitais 5 foram utilizadas pelos
professores para o ensino de matemática no ensino médio durante a pandemia de Covid-19,
aspectos positivos e limitações? Para responder ao problema proposto a pesquisa objetivou
investigar, a partir do estudo e análise de publicações em periódicos científicos, as tecnologias
digitais no ensino de Matemática durante o período de pandemia, avaliando suas
potencialidades e fragilidades conforme os resultados das pesquisas. Através de um estudo de
revisão bibliográfica buscou-se identificar as tecnologias empregadas, analisar os desafios
enfrentados e categorizar as práticas adotadas. A pesquisa, de caráter qualitativo, bibliográfico
e descritivo, baseou-se na análise de 28 trabalhos acadêmicos, que resultaram da busca através
dos operadores booleanos e aplicação de critérios de exclusão. Os resultados foram organizados
em duas categorias: desafios e dificuldades enfrentadas pelos professores durante o ensino
remoto e processos, recursos e metodologias de ensino aprendizagem desenvolvidas durante o
ensino remoto. Esses achados reforçam a importância de investimentos em formação docente,
infraestrutura tecnológica e metodologias inovadoras para melhorar a educação em tempos de
crise. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática (Ensino médio) |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 |
pt_BR |
dc.title |
Recursos didáticos e estratégias metodológicas utilizadas no ensino de matemática do ensino médio durante a pandemia de Covid-19 |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2024 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Ibirubá, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Ibirubá |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account