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Pressupostos para o ensino da Indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: formação para a autonomia e emancipação

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dc.contributor.advisor Castaman, Ana Sara pt_BR
dc.contributor.author Guimarães, Nilo César Oliveira pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/189 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado “Pressupostos para o ensino da indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: formação para a autonomia e emancipação” trata-se de uma pesquisa aplicada vinculada ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Teve como ponto de partida a observação do pesquisador quanto a multiplicidade de informações relativas ao tema Indústria 4.0 (I4.0) (também conhecida como Manufatura Avançada ou Quarta Revolução Industrial) e como este tema é pouco abordado nas unidades curriculares dos ementários em cursos de ensino médio integrado à educação profissional na área de controle e automação, embora seja fundamental para a vida profissional dos egressos destes cursos. Assim, esta investigação teve por objetivo conhecer atividades pedagógicas capazes de implementar uma proposta de ensino para o tema Indústria 4.0 nos cursos integrados ao ensino médio, na área de controle e processos industriais. Para tanto, o estudo foi de natureza aplicada, de objetivo exploratório, a partir de uma abordagem qualitativa. Seu delineamento para a coleta e a análise dos dados caracterizou-se como bibliográfica e eletrônica. Considerou-se a Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt como o campo de atuação e o seu universo os professores da área de controle e processos industriais que atuam no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise das informações foi de conteúdo por categoria e descritiva dos dados. A partir da análise e discussão dos dados elaborou-se um produto educacional, ou seja, uma sequência didática com sugestões de atividades pedagógicas para conhecer e refletir acerca das tecnologias combinadas na Indústria 4.0. O produto educacional (PE) constitui-se de um aprofundamento teórico sobre a I4.0 e de cinco planos de aula cujo propósito é instrumentalizar os docentes para a construção de momentos teórico-práticos em sala de aula ricos em interações entre os participantes, com maior protagonismo por parte dos estudantes. A avaliação da Sequência Didática efetuou-se a partir de um questionário estruturado junto a 32 docentes vinculados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), São Paulo (IFSP) e Rio de Janeiro (IFRJ), além de dois educadores pertencentes à Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt. A partir das análises realizadas entende-se que o Produto Educacional gerado pode se constituir como uma ferramenta para o ensino da temática I4.0 nos cursos de ensino médio integrado à educação profissional e, além disso, promover a formação humana integral, fomentando à autonomia e à emancipação dos estudantes. pt_BR
dc.description.abstract The present work entitled " Presuppositions for teaching industry 4.0 in high school integrated with professional education: training for autonomy and emancipation" is an applied research linked to the Professional Master in Professional and Technological Education in the National Network. It had as its starting point the observation of the researcher regarding the multiplicity of information related to the theme Industry 4.0 (I4.0) (also known as Advanced Manufacturing or the Fourth Industrial Revolution) and how this theme is rarely addressed in the curricular units of the ementaries in courses of high school integrated with professional education, in the area of control and automation, although it is fundamental for the professional life of the graduates of these courses. Thus, this investigation aimed to discover pedagogical activities capable of implementing a teaching proposal for the theme Industry 4.0 in courses integrated to high school in the area of control and industrial processes. For this, the study was of an applied nature, with an exploratory objective, from a qualitative approach. Its design for data collection and analysis was characterized as bibliographic and electronic. The Frederico Guilherme Schmidt State Technical School was considered the field of activity and its universe as teachers in the area of control and industrial processes that work in High School Integrated with Professional Education. Data were collected through semi-structured interviews. The analysis of the information was content by category and descriptive of the data. From the analysis and discussion of the data, an educational product was created, that is, a didactic sequence with suggestions for pedagogical activities to learn about and reflect on the technologies combined in Industry 4.0. The educational product (PE) consists of a theoretical deepening about I4.0 and five lesson plans whose purpose is to instruct teachers to build theoretical and practical moments in the classroom rich in interactions between participants, with greater protagonism on the part of of students. The evaluation of the Didactic Sequence was carried out based on a structured questionnaire with 32 professors linked to the Federal Institutes of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), São Paulo (IFSP) and Rio de Janeiro (IFRJ), besides two educators belonging to the State Technical School Frederico Guilherme Schmidt. Based on the analyzes carried out, it is understood that the Educational Product generated can become a tool for teaching the theme I4.0 in high school courses integrated with professional education and, in addition, promoting integral human formation, promoting autonomy and the emancipation of students. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Pressupostos para o ensino da Indústria 4.0 no ensino médio integrado à educação profissional: formação para a autonomia e emancipação pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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