Robótica educacional nos processos de ensino e de aprendizagem : uma proposta com poucos recursos materiais que aproxima matemática e pensamento computacional
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dc.contributor.advisor |
Siqueira, Claudiomir Feustler
Rodrigues de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Borba, Adriano Monteiro |
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dc.date.accessioned |
2025-02-04T14:48:27Z |
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dc.date.available |
2025-02-04T14:48:27Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1913 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho visou promover o aprendizado de conceitos matemáticos e a
promoção do pensamento computacional em uma turma de 8º ano do ensino fundamental por meio da Robótica Educacional, utilizando atividades desplugadas. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual no município de Canoas-RS, que atende alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, buscando oferecer novas estratégias pedagógicas para superar a falta de motivação e a dificuldade com conteúdos de matemática. O objetivo geral desta pesquisa é como foi integrar conceitos matemáticos e pensamento computacional por meio de atividades práticas com poucos recursos, favorecendo os processos de ensino e de aprendizagem. Os
objetivos específicos incluíram promover uma aprendizagem mais significativa conectando a teoria à prática, desenvolver habilidades de decomposição de problemas e algoritmos, estimular o raciocínio crítico e criativo na busca por soluções e cultivar a resiliência dos alunos diante de desafios. A pesquisa foi qualitativa e exploratória, utilizando três atividades desplugadas com os alunos: Tetris Espelhado, Robô Algoritmo e Pixel Art. Os resultados mostraram que os alunos demonstraram maior engajamento e compreensão dos conceitos trabalhados. Durante o Tetris Espelhado, os estudantes desenvolveram estratégias para resolver desafios de simetria e colaboraram para otimizar suas jogadas. No Robô Algoritmo, perceberam a importância da precisão ao criar algoritmos e praticaram conceitos de proporcionalidade durante a preparação das tarefas. Na atividade Pixel Art, os alunos aprimoraram suas habilidades de localização de pontos e coordenadas, além de desenvolverem concentração e raciocínio lógico. As
atividades estimularam o aprendizado colaborativo, promovendo habilidades cognitivas e sociais essenciais. A conclusão aponta que a Robótica Educacional, mesmo com recursos limitados, pode ser integrada ao ensino de matemática de forma eficaz. As atividades desplugadas permitiram aos alunos construir conhecimento de forma prática e significativa, reforçando o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a interdisciplinaridade. A experiência evidenciou que estratégias pedagógicas inovadoras podem ser aplicadas em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo autonomia, criatividade e uma aprendizagem mais envolvente e relevante para os estudantes. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
en_US |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Robótica na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Robótica educacional nos processos de ensino e de aprendizagem : uma proposta com poucos recursos materiais que aproxima matemática e pensamento computacional |
pt_BR |
dc.type |
Other |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
|
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Canoas |
pt_BR |
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