Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Robótica educacional nos processos de ensino e de aprendizagem : uma proposta com poucos recursos materiais que aproxima matemática e pensamento computacional

Show simple item record

dc.contributor.advisor Siqueira, Claudiomir Feustler Rodrigues de pt_BR
dc.contributor.author Borba, Adriano Monteiro
dc.date.accessioned 2025-02-04T14:48:27Z
dc.date.available 2025-02-04T14:48:27Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1913
dc.description.abstract Este trabalho visou promover o aprendizado de conceitos matemáticos e a promoção do pensamento computacional em uma turma de 8º ano do ensino fundamental por meio da Robótica Educacional, utilizando atividades desplugadas. A pesquisa foi conduzida em uma escola estadual no município de Canoas-RS, que atende alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, buscando oferecer novas estratégias pedagógicas para superar a falta de motivação e a dificuldade com conteúdos de matemática. O objetivo geral desta pesquisa é como foi integrar conceitos matemáticos e pensamento computacional por meio de atividades práticas com poucos recursos, favorecendo os processos de ensino e de aprendizagem. Os objetivos específicos incluíram promover uma aprendizagem mais significativa conectando a teoria à prática, desenvolver habilidades de decomposição de problemas e algoritmos, estimular o raciocínio crítico e criativo na busca por soluções e cultivar a resiliência dos alunos diante de desafios. A pesquisa foi qualitativa e exploratória, utilizando três atividades desplugadas com os alunos: Tetris Espelhado, Robô Algoritmo e Pixel Art. Os resultados mostraram que os alunos demonstraram maior engajamento e compreensão dos conceitos trabalhados. Durante o Tetris Espelhado, os estudantes desenvolveram estratégias para resolver desafios de simetria e colaboraram para otimizar suas jogadas. No Robô Algoritmo, perceberam a importância da precisão ao criar algoritmos e praticaram conceitos de proporcionalidade durante a preparação das tarefas. Na atividade Pixel Art, os alunos aprimoraram suas habilidades de localização de pontos e coordenadas, além de desenvolverem concentração e raciocínio lógico. As atividades estimularam o aprendizado colaborativo, promovendo habilidades cognitivas e sociais essenciais. A conclusão aponta que a Robótica Educacional, mesmo com recursos limitados, pode ser integrada ao ensino de matemática de forma eficaz. As atividades desplugadas permitiram aos alunos construir conhecimento de forma prática e significativa, reforçando o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a interdisciplinaridade. A experiência evidenciou que estratégias pedagógicas inovadoras podem ser aplicadas em contextos de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo autonomia, criatividade e uma aprendizagem mais envolvente e relevante para os estudantes. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso other en_US
dc.rights Open Access en
dc.subject Robótica na educação pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title Robótica educacional nos processos de ensino e de aprendizagem : uma proposta com poucos recursos materiais que aproxima matemática e pensamento computacional pt_BR
dc.type Other en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date pt_BR
dc.degree.local Canoas, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Canoas pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789/1913.pdf 5.603Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account