Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Do planejamento à realidade: elaboração de um produto educacional que oriente os fiscais dos contratos de obras de engenharia no IFRS

Show simple item record

dc.contributor.advisor Schwanke, Cibele pt_BR
dc.contributor.author Camargo, Queila Tomielo de pt_BR
dc.date.accessioned 2020-11-09T20:56:13Z pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/191 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no IFRS na linha de pesquisa organização e memórias de espaços pedagógicos na EPT. A criação dos Institutos Federais contribuiu para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formando um conjunto de instituições de ensino identificado e comprometido com a educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade no Brasil. A criação do IFRS e seu posterior crescimento, mediante a implantação dos novos campi e a expansão dos já existentes, num período de tempo relativamente curto, demandou de maneira progressiva o trabalho de fiscalização das obras em suas unidades. O trabalho de fiscalização é um importante instrumento da administração pública, que visa evitar problemas relacionados à má qualidade das obras públicas, ao não cumprimento contratual e garantir a conclusão das obras. Nesse cenário, surge a motivação do presente estudo, cujo foco está centrado nos fiscais técnicos que atuam nas fiscalizações de obras do IFRS, lançando um olhar sobre o trabalho desenvolvido por estes profissionais que se mostra fundamental para o alcance dos objetivos institucionais. Sendo assim, por acreditar que o sentido de trabalho também atua como constituidor da identidade profissional, essencial para o desenvolvimento da fiscalização, busca-se nesse estudo contribuir para a produção de conhecimentos que propiciem atitude reflexiva e motivadora sobre a prática do trabalho, oportunizada pela elaboração de um produto educacional, em formato de guia, que auxilie os profissionais técnicos que atuam nas fiscalizações dos contratos de obras de engenharia do IFRS. Para tanto, partindo de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, analisaram-se dados qualitativos obtidos a partir de pesquisa documental, com o objetivo de identificar as principais dificuldades e práticas positivas nos procedimentos para realização das fiscalizações. A partir da análise dos resultados obtidos no levantamento de dados, dos referencias teóricos e também da experiência vivenciada pela pesquisadora, foi possível delinear a construção do produto educacional, um Guia de Fiscalização de Obras que poderá ser utilizado para padronizar rotinas, procedimentos e atividades inerentes ao trabalho de fiscalização das obras de engenharia do IFRS. Para a avaliação do produto educacional, foi proposto um curso de formação continuada aos fiscais técnicos do IFRS e, após o curso, foi disponibilizado um questionário online. Assim, a ferramenta decorrente desta pesquisa vai ao encontro das ideias da instituição, das propostas de ensino do ProfEPT e das bases conceituais estudadas, procurando trazer para este estudo as reflexões do trabalho como princípio educativo. Portanto, o produto educacional pretende promover ensino através do guia e do curso de formação continuada para os servidores. Por fim, o produto educacional apresentado atendeu os objetivos propostos no início da pesquisa, pois apresentou potencial como um material de auxílio para o trabalho dos fiscais técnicos colaborando no desempenho de suas atividades de fiscalização de obras no IFRS, dentro de uma perspectiva mais humana e integral, trazendo também, em sua essência, o sentido do trabalho de fiscalização para estes profissionais. pt_BR
dc.description.abstract This research was developed within the scope of the Professional Master in Vocational and Technological Education at IFRS in the research line organization and memories of pedagogical spaces in EPT. The creation of the Federal Institutes contributed to the expansion of the Federal Network for Vocational, Scientific and Technological Education, forming a set of educational institutions identified with and committed to the public, free and quality vocational, and technological education in Brazil. The creation of IFRS and its subsequent growth, through the implementation of new campuses and the expansion of the existing ones, in a relatively short period of time, gradually demanded the construction inspection work in its units. Inspection work is an important tool for public administration, which aims to avoid problems related to poor quality of public works and contractual breaches, thus ensuring the completion of the works. In this scenario, the motivation of the present study arises, whose focus is centered on the technical inspectors employed in the IFRS works inspections, taking a look at the work developed by these professionals, which is fundamental for the achievement of the institutional objectives. Hence, believing that the meaning of work also acts as a constituent of professional identity, essential for the development of the inspection, this study seeks to contribute to the production of knowledge that provides a reflective and motivating attitude about the work practice, provided by the preparation of an educational product, in the form of a guide, to assist technical professionals who work in the inspection of IFRS engineering works contracts. For that, starting from applied research, of exploratory and descriptive nature, the qualitative data obtained from documentary research was analyzed, in order to identify the main difficulties and positive practices in the procedures for carrying out inspections. Based on the analysis of the results obtained in the data collection, the theoretical references and also the experience of the researcher, it was possible to outline the construction of the educational product, a Construction Inspection Guide that can be used to standardize routines, procedures and activities inherent to the inspection work on IFRS engineering works. For the evaluation of the educational product, a continuing training course was proposed to the technical inspectors of the IFRS and after the course, an online questionnaire was made available. Thus, the tool resulting from this research meets the ideas of the institution, the teaching proposal of the ProfEPT and the conceptual bases studied, seeking to bring to this study the reflections of work as an educational principle. Therefore, the educational product aims to promote teaching through the guide and the continuing education course for the civil servants. Finally, the educational product presented met the objectives proposed at the beginning of the research, by presenting potential as an assisting resource for the technical inspectors work, collaborating in the performance of their construction inspection activities in IFRS, from a more human and integral perspective, also bringing in its essence the meaning of the inspection work for these professionals. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Obras públicas pt_BR
dc.subject Fiscalização pt_BR
dc.title Do planejamento à realidade: elaboração de um produto educacional que oriente os fiscais dos contratos de obras de engenharia no IFRS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
123456789191.pdf 10.81Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account