dc.contributor.advisor |
Escott, Clarice Monteiro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ambrosini, Tiago Felipe |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2020-11-10T20:11:02Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/192 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa, desenvolvida no ProfEPT, parte da compreensão que a sociedade é desigual na sua estrutura, baseada na exploração do trabalho, com barreiras que dificultam e até impedem a classe trabalhadora de ter acesso, não só aos bens materiais e culturais, mas também aos bens públicos, como é o caso da educação. O acesso à educação reflete essa desigualdade estrutural. Os sistemas de ingresso ao ensino público, como da Rede Federal, funcionam a partir de avaliações meritocráticas, que legitimam as desigualdades econômicas e sociais, excluindo os grupos menos favorecidos. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação dos Institutos Federais, ampliou significativamente os cursos e vagas ofertadas, o que contrasta, por vezes, com a dificuldade na ocupação dessas vagas e com processos seletivos cada vez mais disputados, excluindo muitas vezes os estudantes pobres, provenientes da escola pública. Percebe-se que existe muita complexidade dos processos seletivos, com editais pouco acessíveis e compreensíveis pelos estudantes, os quais, muitas vezes, não entendem o sistema de ingresso e também pouco compreendem o sistema de reserva de vagas para o ensino público. A fim de que a intencionalidade das políticas públicas de ampliação e democratização do acesso se efetive, é necessário um conjunto de esforços direcionados, no sentido de melhorar a orientação e a compreensão dos candidatos sobre os editais e regramentos que norteiam o processo de ingresso discente. Assim, a presente pesquisa buscou desenvolver um produto educacional para melhorar o sistema de ingresso no IFRS campus Bento Gonçalves, contribuindo para que o acesso pleno se efetive e promova uma maior inclusão de estudantes oriundos da escola pública na Instituição. O estudo realizado foi qualitativo, de cunho exploratório, sendo delimitado ao IFRS campus Bento Gonçalves. O produto educacional desenvolvido (Guia de Acesso), material textual e interativo conforme classificação da Área de Ensino da CAPES, foi aplicado no processo seletivo de 2019/1 do referido campus. Partiu-se de um conceito de acesso que engloba o ingresso, a permanência e a qualidade do ensino. A pesquisa demonstrou a necessidade de estratégias de orientação que apresentem a instituição, suas características, sistema de cotas, cursos e modalidades ofertados, estrutura e formas de ingresso. A interpretação dos dados revelou a importância de disponibilizar o Guia de Acesso, em formato digital, de forma permanente, no site da Instituição. A avaliação do produto demonstrou que o Guia apresenta uma orientação mais didática, clara e objetiva, facilitando a compreensão do processo seletivo por parte dos estudantes candidatos, contribuindo para aperfeiçoar a divulgação sobre as modalidades de acesso e de seleção, das opções de curso ofertadas pelo IFRS, além de aumentar o interesse dos estudantes pelo processo seletivo do IFRS. Dessa forma, o Guia cumpre a função de contribuir para a democratização do acesso, qualificando o sistema de ingresso discente, informando sobre as formas de permanência na instituição e sobre o ensino ofertado nos cursos do IFRS campus Bento Gonçalves. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The research, developed in ProfEPT, starts from the understanding that society is unequal in its structure, based on the exploitation of labor, with barriers that hinder and even prevent the working class from having access, not only to material and cultural assets, but also to public goods, such as education. Access to education reflects this
structural inequality. The systems of entry to public education, such as the Federal Network, work from meritocratic assessments, which legitimize economic and social inequalities, excluding the less favored groups. The expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education, with the creation of the Federal Institutes, significantly expanded the courses and vacancies offered, which contrasts sometimes
with the difficulty in occupying these vacancies and with more and more disputed selective processes, often excluding the poor students from the public school. It is noticed that there is a lot of complexity of the selective processes, with edicts not
accessible and understandable by the students, who, often, do not understand the system of entrance and also do not understand the reserve system of places for public education. In order for the public policy to expand and democratize access to be effective in practice, a set of focused efforts is needed to improve the orientation and understanding of the candidates about the calls and regulations that guide the process of entry student Thus, the present research sought to develop an educational product to improve the system of entry into the IFRS campus Bento Gonçalves, contributing to the full access to effective and promote greater inclusion of students from the public school in the Institution. The study was qualitative, of an exploratory nature, being delimited to the IFRS campus Bento Gonçalves. The developed educational product (Access Guide), textual and interactive material according to the classification of the Area of Education of CAPES, was applied in the 2019/1 selection process of said campus. It was based on a concept of access that encompasses the entrance, permanence and quality of teaching. The research demonstrated the need for orientation strategies that present the institution, its characteristics, quota system, courses and modalities offered, structure and forms of entry. The interpretation of the data revealed the importance of making the Access Guide, in digital format,
permanently available on the Institution's website. The evaluation of the product showed that the Guide offers a more didactic, clear and objective orientation, facilitating students' understanding of the selection process, contributing to improve the disclosure about the modalities of access and selection, of course options offered by the candidate. IFRS, in addition to increasing students' interest in the IFRS selection process. Thus, the Guide fulfills the function of contributing to the democratization of access, qualifying the system of student admission, informing about the ways of staying in the institution and about the teaching offered in the IFRS Campus Bento Gonçalves courses. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Ensino profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino técnico |
pt_BR |
dc.title |
Guia de acesso Estude no IFRS BG : estratégia de orientação para melhorar o acesso ao IFRS campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2019 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |