Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da tabela periódica

Show full item record

Title: O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da tabela periódica
Author: Nunes, Denyse Pontes
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo a investigação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica. Explora a literatura sobre o tema baseando-se principalmente nos autores, Ausubel (1968), Moreira e Masini (1982), Lèvy (1992) e Tapscott (2010). A pesquisa teve como método o estudo de caso e foi desenvolvido em duas etapas. A primeira delas foi a pesquisa bibliográfica nas bases de dados, banco de teses e dissertações disponíveis no portal de Periódicos da Capes, SciELO e em livros para o aprofundamento do tema e, na segunda etapa, foi aplicado uma sequência didática (SD) com o uso das TIC para o ensino e aprendizagem da tabela periódica nas turmas dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Timon. A SD foi estruturada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (1968) e nas abordagens construtivistas de Zabala (1988) sobre sequências didáticas. Os agentes da pesquisa foram os professores de Química que atuam nas turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A pesquisa utilizou-se de questionários como instrumentos de coleta de dados. Os mesmos foram analisados por meio da tabulação simples para perguntas fechadas e para a análise dos dados das perguntas abertas foi utilizada a análise textual discursiva. Concluiu-se que a inserção das TIC nas práticas pedagógicas, promoveram uma melhoria no ensino e aprendizagem da tabela periódica e, consequentemente contribuem para uma melhor qualidade do ensino médio.The present research aims to investigate the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching and learning process of the periodic table. It explores the literature on the subject based mainly on the authors, Ausubel (1968), Moreira and Masini (1982), Lèvy (1992) and Tapscott (2010). The research was based on the case study and was developed in two stages. The first one was the bibliographical one for the deepening of the subject and in the second stage a didactic sequence (DS) was applied with the use of the TIC for the teaching and learning of the periodic table in the classes of the technical courses integrated to the high school of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA) - Timon Campus. SD was structured on the basis of Ausubel's Significant Learning theory (1968) and Zabala's (1988) constructivist approaches to didactic sequences. The agents of the research were the professors of Chemistry that work in the classes of the technical courses integrated to the high school. The survey had questionnaires as instruments of data collection. They were analyzed through the simple tabulation for closed questions and the analysis of the data of the open questions was used the discursive textual analysis. It was concluded that the insertion of ICT, in the pedagogical practices, promoted an improvement in the teaching and learning of the periodic table and, consequently, contribute to a better quality of high school.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/193
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
123456789193.pdf 2.543Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account