Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Um olhar psicopedagógico sobre os processos de ensino e aprendizagem na EJA: propondo uma sequência didática

Show full item record

Title: Um olhar psicopedagógico sobre os processos de ensino e aprendizagem na EJA: propondo uma sequência didática
Author: Jezus, Rosana Machado de
Abstract: Pensando nas especificidades do processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos na Educação Básica integrada à Educação Profissional, foi proposta esta pesquisa, intitulada ?Um olhar psicopedagógico sobre os processos de ensino e aprendizagem na EJA: propondo uma sequência didática?, vinculada ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, na área de Ensino, ofertado pelo IFRS, Campus Porto Alegre. Este estudo apresenta como objetivo a proposta de compreender quais são as principais dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem no contexto do Proeja - Curso de Ensino Médio integrado à formação profissional na modalidade da Educação de Jovens e Adultos Técnico em Administração, no IFRS, Campus Porto Alegre, partindo da revisão bibliográfica para a construção de alguns pressupostos teóricos em relação à EJA, ao aluno adulto na visão psicopedagógica, à Aprendizagem Significativa e Educação Integral. No que se refere à metodologia, é uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando como estratégia um estudo de caso. Como instrumento de reconhecimento do público-alvo e melhor aproximação dos aspectos teóricos e práticos, foram realizadas entrevistas com professores e grupos focais com alunos, a fim de observar considerações relevantes à construção do produto educacional. Partindo desse cenário, propôs-se como produto uma Sequência Didática, intitulada ?Ensinar, aprender e seus sujeitos: uma proposta para o Proeja? que versa sobre o tema ?Aprendizagem?, propondo que os sujeitos desse contexto educacional compreendam melhor como ocorrem as aprendizagens significativas e as possibilidades nesse processo educativo. Essa Sequência Didática passou por avaliação, por meio da sua aplicação com uma turma do Proeja, confirmando-se a relevância do tema para que os educandos reflitam sobre a sua identidade enquanto aprendentes, compreendendo que o processo de aprender ocorre para além do ambiente escolar e que o sujeito que aprende também ensina.Thinking about the specificities of the teaching and learning process of youth and adults in Basic Education integrated with Vocational Education, this research was proposed, entitled ―A psycho- pedagogical look at the teaching and learning processes in EJA: proposing a didactic sequence‖, linked to the Master’s degree in Professional and Technological Education - ProfEPT, in the Teaching area, offered by IFRS, Campus Porto Alegre. This study aims to understand what are the main difficulties and challenges in the teaching and learning process in the context of Proeja - High School integrated to vocational training in the mode of Education of Young and Adult Administration Technician, in IFRS, Campus Porto Alegre, starting from the bibliographic review for the construction of some theoretical presuppositions in relation to EJA, to the adult student in the psycho-pedagogical view, to Meaningful Learning and Integral Education. Regarding the methodology, it is a research with qualitative approach, using as strategy a case study. As an instrument of recognition of the target audience and better approximation of theoretical and practical aspects, interviews were conducted with teachers and focal groups with students, in order to observe considerations relevant to the construction of the educational product. From this scenario, it was proposed as a product a Didactic Sequence, entitled "Teaching, learning and its subjects: a proposal for Proeja" that deals with the theme "Learning", proposing that the subjects of this educational context better understand how Significant learning and possibilities occur in this educational process. This Didactic Sequence has been evaluation through its application with a Proeja class, confirming the relevance of the theme for students to reflect on their identity as learners, understanding that the learning process takes place beyond the school environment and that who learns also teaches.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/194
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
123456789194.pdf 989.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account