Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O impacto de uma oficina pedagógica de química ambiental sobre a decisão de jovens de uma escola de ensino médio do município de Capela de Santana em cursar o ensino superior na área da química

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cenci, Cleonei Antônio pt_BR
dc.contributor.author Nascimento, Francielen Coden do pt_BR
dc.date.accessioned 2025-03-11T22:37:18Z pt_BR
dc.date.available 2025-03-11T22:37:18Z pt_BR
dc.date.issued 2022 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1947 pt_BR
dc.description.abstract Os conteúdos de Química possibilitam maior interesse pelo tema quando desenvolvidos de forma contextualizada com o cotidiano do aluno. Além disso, apresentar aos jovens as alternativas de ingresso e permanência ao Ensino Superior, permite a mudança do entendimento acerca do tema, influenciando sua decisão em dar continuidade aos seus estudos após se formar no Ensino Médio. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo verificar o impacto de uma oficina pedagógica de química ambiental sobre a decisão de jovens de uma escola de ensino médio do Município de Capela de Santana em cursar o ensino superior na área da química. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada uma pesquisa aplicada com abordagem mista de análise. Inicialmente realizaram-se análises quantitativas, visando caracterizar o público-alvo e, posteriormente, análises qualitativas para compreender o impacto das atividades desenvolvidas sobre o interesse dos jovens em relação aos conteúdos de Química e sobre sua decisão de cursar um ensino superior na área. Esses métodos de análise foram aplicados em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, com a participação e concordância de 11 alunos. Assim, através da análise das respostas de questionários prévio e posteriores a aplicação Oficina Pedagógica de Química Ambiental foi possível verificar o impacto desta e responder o problema de pesquisa. Com isso, foi possível perceber que os jovens são movidos a tomar decisões devido a mecanismos motivacionais, intrínsecos e extrínsecos, que vão além das práticas pedagógicas aplicadas pelos professores em sala de aula. Estas atividades influenciam efetivamente na postura e motivação dos jovens quanto ao interesse por assuntos relativos aos conteúdos, entretanto, percebe-se que não impactaram totalmente na decisão de cursar um ensino superior na área Química. pt_BR
dc.description.abstract The contents of Chemistry, when developed in a contextualized way with the daily life of the student, allow greater interest in the topic. In addition, presenting young people with alternatives for entering and staying in Higher Education allows for a change in their understanding of the subject, influencing their decision to continue their studies after graduating from High School. In this way, the present research aims to verify the impact of an environmental chemistry pedagogical workshop on the decision of young people from a high school in the Municipality of Capela de Santana to attend higher education in the area of chemistry. For the development of this work, an applied research was used, with a mixed analysis approach. Initially, quantitative analyzes were carried out, aiming to characterize the target audience and, later, qualitative analyzes were carried out to understand the impact of the activities developed on the interest of young people in relation to the contents of Chemistry and on their decision to attend higher education in the area. These analysis methods were applied in a third year high school class, with the participation and agreement of 11 students. Thus, through the analysis of the answers to questionnaires before and after the application of the Pedagogical Workshop of Environmental Chemistry, it was possible to verify its impact and answer the research problem. With this, it was possible to perceive that young people are driven to make decisions due to motivational, intrinsic and extrinsic mechanisms, which go beyond the pedagogical practices applied by teachers in the classroom. These activities effectively influence the attitude and motivation of young people regarding the interest in subjects related to the contents, however, it is noticed that they did not fully impact the decision to attend higher education in the Chemistry area. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Química - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Prática de ensino pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.title O impacto de uma oficina pedagógica de química ambiental sobre a decisão de jovens de uma escola de ensino médio do município de Capela de Santana em cursar o ensino superior na área da química pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Química pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891947.pdf 1.398Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account