Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Prática Profissional Integrada no ensino médio integrado à educação profissional: o ensino, a pesquisa e a extensão

Show full item record

Title: Prática Profissional Integrada no ensino médio integrado à educação profissional: o ensino, a pesquisa e a extensão
Author: Marques, Maristela Beck
Abstract: Este estudo está situado na linha de pesquisa organização e memórias dos espaços pedagógicos da educação profissional e tecnológica, do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de PósGraduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Tem como finalidade analisar percepções de egressos e professores do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP), no que diz respeito à metodologia de ensino denominada Prática Profissional Integrada (PPI). Constituído numa abordagem qualitativa, é analisada a importância da PPI no processo formativo de estudantes do EMIEP, o reconhecimento (ou não) da presença da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como os desafios e perspectivas encontradas neste processo. Fundamenta-se teoricamente em obras dos autores/pesquisadores Ciavatta (2012), Freire (1983), Frigotto (2018), Kuenzer (2006), Machado (2010), Ramos (2018), Moura (2010), Saviani (2007), entre outros, sendo produzido por meio da análise de dados disponibilizados em documentos normativos e pesquisa de campo, assumindo a forma de um estudo de caso, envolvendo egressos dos anos de 2016, 2017 e 2018 dos cursos Técnico em Móveis (MOI) e Técnico em Edificações (EDI) integrados ao ensino médio, que são oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa, e professores que atuam nos referidos cursos durante o desenvolvimento da pesquisa (2019 e 2020). O trabalho apresenta os princípios do EMIEP e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, as singularidades da PPI, os resultados e discussões da investigação, a elaboração e avaliação de um produto educacional resultante deste processo e considerações finais. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam a necessidade de trazer, para a educação básica, metodologias capazes de superar a fragmentação curricular e a superação da distância da análise e intervenção na realidade, reafirmando a importância da PPI na organização curricular do EMIEP como uma ação organizada intencionalmente no sentido de promover, durante o percurso formativo, a politecnia, a formação integral, omnilateral e a interdisciplinaridade. Desta forma, espera-se contribuir para o processo ensinoaprendizagem do EMIEP, colaborando para o fortalecimento da concepção de ensino oferecido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na perspectiva de promover, durante todo o itinerário formativo, uma educação profissional ampla e politécnica.This study is located in the research line organization and memories of the pedagogical spaces of professional and technological education, of the Profssional Master in Professional and Technological Education course of the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre. Its purpose is to analyze the perceptions of high school graduates and teachers integrated to professional education (EMIEP), regarding the teaching methodology called Integrated Professional Practice (PPI). Consisting of a qualitative approach, it analyses the importance of PPI in the formative process of EMIEP students, the recognition (or not) of the presence of the indissociability of teaching, research and extension, as well as the challenges and perspectives found in this process. It is theoretically based on works by the authors/researchers Ciavatta (2012), Freire (1983), Frigotto (2018), Kuenzer (2006), Machado (2010) Ramos (2018) Moura (2010) Saviani (2007), among others, being produced through the analysis of data made available in normative documents and field research, assuming the form of a case study, involving egresses from the years 2016, 2017 and 2018 of the Technical in Furniture (MOI) and Technical in Buildings (EDI) courses integrated to high school which are offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha (IFFar) - Santa Rosa Campus and teachers who work in these courses during the development of research (2019 and 2020). The work presents the principles of EMIEP and the indissociability of teaching, research and extension, the peculiarities of PPI, the results and discussions of research, the development and evaluation of an educational product resulting from this process and final considerations. These points, presented in an interconnected and interdependent way, indicate the need to bring to basic education, methodologies capable of overcoming the fragmentation of the curriculum and the distance of analysis and intervention in reality, reaffirming the importance of PPI in the curricular organization of EMIEP, as an action intentionally organized, in order to promote, during the formative journey, the polytechnic, the integral, omnilateral and interdisciplinary formation. In this way, it is expected to contribute to the teaching-learning process of EMIEP, collaborating for the strengthening of the teaching concept offered by the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, in the perspective of promoting, during the formative journey, a wide and polytechnic professional education.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/225


Files in this item

Files Size Format View
123456789225.pdf 6.496Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account