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Desafio escolar na Educação Profissional e Tecnológica: Estratégias de atuação com alunos com altas habilidades/superdotação

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Title: Desafio escolar na Educação Profissional e Tecnológica: Estratégias de atuação com alunos com altas habilidades/superdotação
Author: Bruno, Gisele Sabrina Nienov
Abstract: Este estudo trata-se de pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pertencente à área de Ensino e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Concentrado na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), está ligado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O tema versa sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), e o objetivo deste estudo é pesquisar e identificar possibilidades didático-pedagógicas para o atendimento ao aluno com AH/SD da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, desenvolvendo um compêndio com as estratégias identificadas. Dentre os documentos norteadores destaca-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva A partir de um mapeamento para identificar os alunos com tais especificidades nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), foram analisados como ocorrem os processos de identificação de tais alunos e quais estratégias foram, são ou poderão ser utilizadas para que esses estudantes possam avançar em sua escolaridade. A pesquisa bibliográfica é norteada por autores como Renzulli, Gardner, Cupertino, Freitas, Fleith, Paim, Pérez, Pletsch e Virgolim. A investigação baseia-se na metodologia com abordagem qualitativa e procedimento de cunho descritivo. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário inicial, com o objetivo de mapear, com os responsáveis pelos Napnes (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) ou setor equivalente, quais campi da Rede de Educação Profissional e Tecnológica possuem alunos matriculados com altas habilidades e/ou superdotação. Após esse mapeamento foram enviados, via E-SIC questionários a todas as instituições e assim colheram-se dados específicos sobre a identificação, acolhimento e atendimento dos alunos com AH/SD inclusos na sala de aula regular. As ações em desenvolvimento e/ou já desenvolvidas pelos grupos supramencionados foram o ponto de partida para novas possibilidades de adequações curriculares apresentadas por meio de produto educacional, desenvolvido em formato de compêndio composto por material em texto com os dados da pesquisa e orientações de estratégias pedagógicas para a atuação com esses estudantes.This study is a Master's research from the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), belonging to the area of Education and recognized by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) of the Ministry of Education. Focused in the area of Professional and Technological Education (EPT), it is linked to the line of research Educational Practices in Professional and Technological Education. The theme is about High Skills / Giftedness (AH / SD), and the objective of this study is to research and identify didacticpedagogical possibilities for attending students with AH / SD from the Federal Network of Professional and Technological Education, developing a compendium with the identified strategies. Among the guiding documents, the National Policy on Special Education from the perspective of Inclusive Education stands out. From a mapping to identify students with such specificities in the institutions that make up the Federal Network for Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT), were analyzed how the identification processes of such students occur and what strategies were, are or can be used so that these students can advance in their schooling. Bibliographic research is guided by authors such as Renzulli, Gardner, Cupertino, Freitas, Fleith, Paim, Pérez, Pletsch e Virgolim. The investigation is based on the methodology with a qualitative approach and a descriptive procedure. As an instrument of data collection, an initial questionnaire was applied, with the objective of mapping, with those responsible for Napnes (Centers for Assistance to People with Specific Educational Needs) or equivalent sector, which campuses of the Professional and Technological Education Network have enrolled students with high skills and / or giftedness. After this mapping, questionnaires were sent via E-SIC to all institutions and thus specific data on the identification, reception and care of students with AH / SD included in the regular classroom were collected. The actions under development and / or already developed by the aforementioned groups were the starting point for new possibilities for curricular adaptations presented through an accessible educational product, developed in a compendium composed of text material with research data and guidelines for pedagogical strategies for working with these students.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/227
Date: 2020


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