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Autoavaliação Institucional: contribuições para os processos de gestão do ensino técnico e tecnológico

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dc.contributor.advisor Escott, Clarice Monteiro pt_BR
dc.contributor.author Fagundes, Fabiana Centeno pt_BR
dc.date.accessioned 2021-03-26T12:39:51Z pt_BR
dc.date.accessioned 2021 pt_BR
dc.date.issued 2020 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/228 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisou possibilidades da contribuição de um produto educacional para a qualificação dos processos de autoavaliação institucional e planejamento no âmbito da atuação da gestão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Câmpus Gravataí. A pesquisa, intitulada "Autoavaliação Institucional: Contribuições para os Processos de Gestão do Ensino Técnico e Tecnológico", foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, e está vinculada à Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. A investigação foi realizada numa perspectiva qualitativa e participante. Assim, buscou-se responder em que medida a Autoavaliação Institucional pode produzir informações que contribuam para os processos de gestão do IFSul – Câmpus Gravataí, ao subsidiar o planejamento participativo. O produto educacional resultado desta pesquisa é um material textual denominado Guia de Autoavaliação Institucional para a Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para um percurso de democrático, participativo e educacional. Em especial, o Guia foi construído com os pressupostos que orientam a proposta de SAUL (2010) que, embora focada na avaliação da pósgraduação, traz uma contribuição efetiva sobre a construção coletiva do processo de avaliação emancipatória, capaz de oportunizar uma reflexão crítica, coletiva e aprofundada da realidade, contribuindo para as possibilidades de sua transformação. Ainda, considera como centrais os princípios apresentados por Dias Sobrinho (2011) para a compreensão da abrangência da autoavaliação institucional, quais sejam: Totalidade, Integração, Processo, Pedagogia, Orientação Formativa, Qualidade e Ênfase Qualitativa, Flexibilidade, Credibilidade, Comparabilidade, Institucionalidade e Permanência, complementado pelos princípios de justiça, pertinência e participação. Além desses autores, a revisão teórica dispõe das contribuições de Leite (2005), na perspectiva da Avaliação Participativa, assim como em Lück (2011), Dalmás (2011), Libâneo (2008) e Paro (2008), para a análise sobre a gestão educacional democrática e o planejamento participativo. O produto educacional foi avaliado pelos gestores e membros da Comissão Própria de Avaliação do IFSul – Câmpus Gravataí, pelos servidores da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Reitoria) e pelo Pesquisador Institucional (PI), por meio do formulário on-line. De acordo com a avaliação, a maioria considerou que o produto pode contribuir para a avaliação institucional do IFSul, e traz contribuição para a aprimoramento da Educação Profissional e Tecnológica. Ao olhar o processo de Autoavaliação Institucional com mais atenção, reforçamos a importância da melhoria da qualidade da educação oferecida pela Instituição, em todos os níveis e funções, com foco na função social da instituição. Acredita-se que a pesquisa possa contribuir para a melhoria dos processos de autoavaliação institucional e de gestão participativa do Câmpus Gravataí do IFSul e que também possa ser usada por outros campi do respectivo Instituto, bem como por outros Institutos Federais. pt_BR
dc.description.abstract This article presents the results of the research that analyzed possibilities of contribution of an educational product for the qualification of institutional selfevaluation and planning within the area of management in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Gravataí. The research, entitled “Institutional Self-evaluation: Contributions to the Management Processes of Technological and Technical Education”, was developed in Master’s Program in Technological and Technical Education in National Network – PROFEPT, and it is associated to the Line of Research Organization and Memories of the Pedagogical Spaces in Technological and Professional Education. The investigation was performed in a qualitative and participant perspective. Thereby, sought to answer to what extent Institutional Self-evaluation can produce information that contribute for the management processes of IFSul – Campus Gravataí, subsidizing participatory planning. The educational product resulting from this research is a textual material called Self-evaluation Guide for Professional and Technical Education: contributions to a democratic participative and educational path. In particular, the Guide was developed with the assumptions that guide SAUL’S proposal (2010), which, although focused on postgraduate evaluation, brings an effective contribution about the collective construction of the process of emancipatory evaluation, capable of provide a critical, collective and deep reflection of the reality, adding to the possibilities of its transformation. Moreover, it considers as central the principles presented by Dias Sobrinho (2011) for the comprehension of the institution self-evaluation coverage, being: Totality, Integration, Process, Pedagogy, Formative Orientation, Quality and Qualitative Emphasis, Flexibility, Credibility, Comparability, Institutionality and Continuity, complemented by the principles of justice, relevance and participation. Beyond these authors, the theoretical revision counts on the contribution of Leite (2005), in the perspective of the Participatory Evaluation, as well as in Lück (2010), Dalmás (2011), Libâneo (2008) and Paro (2008), for the analysis of the democratic educational management and the participatory planning. The educational product was assessed by the managers and members of the Evaluation Committee of IFSul – Campus Gravataí, by the officials of the Institutional Development Board (rectory) and by the Institutional Researcher (PI), through online form. According to the assessment, the majority considered that the product can contribute to the IFSul institutional evaluation and can enhance the Technological and Professional Education. Looking at the Institutional Self-evaluation more carefully, we reinforce the importance of improving the education offered by the Institution, in all levels and duties, focusing in the institution’s social function. We believe that the research can contribute to enhancing the institutional self-evaluation process as well as the participative management of IFSul – Campus Gravataí, and that it can be used not only by other campi of the Institute, but also of other Federal Institutes. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino técnico pt_BR
dc.title Autoavaliação Institucional: contribuições para os processos de gestão do ensino técnico e tecnológico pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2020 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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