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Formação profissional de atletas: as escolas de futebol como um espaço de ensino não-formal em busca da formação integral

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Title: Formação profissional de atletas: as escolas de futebol como um espaço de ensino não-formal em busca da formação integral
Author: Furtado, Jardel da Rocha
Abstract: O sistema educacional brasileiro é marcado por uma dualidade histórica, apresentando a educação propedêutica e a educação profissional como opções. Esse sistema dual foi alvo de estudos e demonstrou-se não ser o mais adequado, pois mantém a diferença social entre aqueles que pertencem à elite, e optam pela educação propedêutica, e às classes populares, que buscam na formação profissional uma opção de ingresso no mercado de trabalho em detrimento à continuação dos estudos. Pesquisadores como Marise Ramos, Dante Moura, Maria Ciavatta, Dermeval Saviani, entre outros, propõem uma nova perspectiva de educação, através da formação humana integral, preferencialmente, por meio do ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica. Contudo, muitos são os embates políticos ao longo dos anos, que, por vezes, prejudicam a concretização dessa proposta de forma efetiva à toda população. Diante dessas dificuldades, alternativas na educação nãoformal são vistas como possibilidades de formação complementar à educação formal. Nesse contexto, as escolas esportivas surgem como uma opção de lazer, educação e também formação de atletas. Por questões culturais do nosso País, as escolas de futebol possuem uma grande procura por parte da população. Diante do exposto, surge como necessidade precípua a preocupação em ter profissionais habilitados e conscientes da necessidade de desenvolver a formação humana integral junto a seus alunos, conforme preconizam os princípios da Educação Profissional e Tecnológica. Por essas razões, este estudo tem como objetivo principal verificar como as escolas de futebol, conhecidas como escolinhas, podem contribuir na formação integral dos seus alunos. Para estudar o tema proposto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores universitários, gestores esportivos e professores de educação física de escolas de futebol. Verificou-se, através dessa investigação, que os profissionais envolvidos nessa modalidade de escolas devem ter amplo conhecimento sobre qual manifestação esportiva a instituição está inserida, e desenvolver os valores humanos com alunos em conjunto com as famílias. A partir desses resultados, foi elaborado um Produto Educacional como proposta de intervenção lúdica e pedagógica, com o intuito de auxiliar nas relações entre os denvolvidos na formação esportiva. O produto foi desenvolvido em formato de jogo de cartas e tabuleiro, e apresenta como cenário o caminho a ser percorrido por jovens atletas, desde o ingresso nas chamadas escolinhas de futebol, passando pelas categorias de base, até a assinatura de um contrato profissional como atleta. Durante esse trajeto, desafios e oportunidades surgem como aprendizados para a vida profissional e social.The brazilian educational system is marked by a historical duality, offering a propaedeutic and professional education as options. This kind of system was the subject of research and proved to be inappropriate, because it keeps a social difference amongst those who belongs to the elite classes, choosing the propaedeutic education, and the poor classes that seek in a professional education one chace to join in the labor market instead of educational development. Researchers as Marise Ramos, Dante Moura, Maria Ciavatta, Demerval Saviani and others propose a new educational perspective through a complete human formation using, preferably, secondary school integrated to professional education. Nevertheless, there are many political issues all along the years that difficult the population access to this proposition implementation. In face of these obstacles, alternatives in non-formal education are seen as possibilities of complementary formation to regular studies. On that view, sportives schools emerge as option of amusement, education and athlete training. By cultural matters in our country, soccer schools have a great demand. Therefore, it arises as a primary need the concern about to have qualified professionals aware of the need to develop a complete human fomation with their students as claimed by the principles of professional and technological education. This study aims verify how soccer schools, also know as little soccer schools, may contribute to complete human formation of the individuals. Semi-structured interviews were conducted with university teachers, sports managers and soccer schools physical education teachers to analyze the current topic. It follows that professionals involved with this type of schools must have the knowledge to recognize the sporty expression of that institution and they need to promote human values with students and their families. Based on these results, it was created an Educational Product as a ludical and pedagogical intervention proposition trying to support relations between people involved in sports development. The item was conceived as a cardgame and boardgame, showing as scenario a trail to be traveled by young athletes since their first steps in little soccer schools, passing through basic categories of athletes, until to sign a contract as a professional player. During the path in the game many challenges and opportunities will rise to improve professional and social learnings.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/232
Date: 2020


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