Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A formação humana integral no âmbito do Curso Técnico Subsequente em Química do IFRS-POA: experimentação contextualizada pela temática Café como possibilidade de uma prática pedagógica integradora

Show full item record

Title: A formação humana integral no âmbito do Curso Técnico Subsequente em Química do IFRS-POA: experimentação contextualizada pela temática Café como possibilidade de uma prática pedagógica integradora
Author: Marquet, Rejane Danieli Leal
Abstract: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é marcada pela dualidade estrutural, que acentua a dicotomia entre teoria e prática. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram implantados com a missão de promover uma formação humana integral, ao articular o trabalho, a tecnologia, a ciência e a cultura desenvolvendo o conhecimento na sua totalidade. Buscando superar essa dualidade estrutural, aborda, de forma indissociável a teoria e a prática. Esta pesquisa objetivou contribuir com o desenvolvimento de uma prática pedagógica integradora direcionada ao ensino e à aprendizagem de química orgânica, ao articular a experimentação contextualizada com questões históricas, sociais e econômicas vinculadas à temática café, como possibilidade para problematizar o estudo da extração, no âmbito do ensino técnico subsequente em Química do IFRS-POA. Visa promover, portanto, uma formação humana integral. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa de natureza aplicada, e cunho exploratório. O delineamento e execução desta pesquisa foi norteado pelo estudo de caso. A etapa inicial consistiu numa pesquisa bibliográfica que visou identificar trabalhos já publicados com foco na formação humana integral, experimentação no ensino de química, temática café e sequência didática (SD). Essas movimentações da pesquisa aliadas à análise documental culminaram na elaboração do produto educacional, uma sequência didática, com atividades desenvolvidas e embasadas no trabalho como princípio educativo, na pesquisa como princípio pedagógico e na competência como práxis. A SD foi avaliada por docentes da área de química orgânica do IFRS-POA. A avaliação da SD ocorreu via questionário. Os dados oriundos da pesquisa foram analisados por meio da tabulação simples e análise textual discursiva (ATD). As análises realizadas permitiram inferir que a dualidade estrutural está presente no ensino técnico subsequente (ETS), comprovada pela percepção de que a missão de oferecer uma formação integral seja responsabilidade da formação básica anterior. Concluiu-se que a SD proposta foi considerada um material relevante que aponta possibilidades de como estabelecer relação entre a atividade experimental e o mundo do trabalho, que pode contribuir com os docentes ao desenvolverem uma prática pedagógica integradora. Ao incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, pode-se resgatar o vínculo indissociável entre a teoria e a prática, de forma que um complete e dê sentido ao outro desenvolvendo a competência como práxis.Professional and Technological Education is marked by structural duality, which accentuates the dichotomy between theory and practice. The Federal Institutes of Education, Science and Technology were implemented with the mission of promoting an integral human formation by articulating work, technology, science and culture developing knowledge in its totality. Seeking to overcome this structural duality, theory and practice are approached in an inseparable way. This research aimed to contribute to the development of an integrating pedagogical practice focused on teaching and learning organic chemistry by articulating contextualized experimentation with historical, social and economic issues related to coffee thematic, as a possibility to problematize the study of extraction, within the subsequent technical education in chemistry of IFRS-POA. Therefore, aim to promote an integral human formation. The research presents a qualitative approach of an applied nature, and exploratory nature. The design and execution of this research was guided by the case study. The initial stage consisted of a bibliographical research which aimed to identify papers published focusing on integral human formation, experimentation in the teaching of chemistry, coffee thematic and didactic sequence. These research movements allied to documentary analysis culminated in the elaboration of the educational product, a didactic sequence (DS), with activities developed and based on work as an educational principle, research as a pedagogical principle and competence as a praxis. The DS was evaluated by teachers in the area of organic chemistry of IFRS-POA. The evaluation of the DS took place by questionnaires. The data from the research were analyzed through simple tabulation and discursive textual analysis (DTA). The analysis made it possible to infer that the structural duality is present in subsequent technical education (STE), proven by the perception that the mission of offering an integral formation is the responsibility of the previous basic formation. It was concluded that the proposed DS was considered a relevant material that points out possibilities of how to establish a relationship between the experimental activity and the world of work, which should contribute to the teachers by developing and integrating pedagogical practice. By encouraging the active participation of students in the learning process, the inseparable link between theory and practice can be restored, in which one completes and gives meaning to the other developing competence as a praxis.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/234
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
123456789234.pdf 3.497Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account