O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos
Show full item record
Title:
|
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
Author:
|
Echer, Letícia Bortolini
|
Abstract:
|
Este artigo buscou analisar a compreensão de docentes da Educação Infantil sobre a potencialidade de jogos e brincadeiras na construção do número pela criança neste nível. Buscou-se a compreensão, através de teorias existentes, de como se dá a construção do número pela criança, verificando a potencialidade de jogos e brincadeiras na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas com cinco docentes atuantes na Educação Infantil de diferentes escolas, com a finalidade de identificar suas percepções em relação à potencialidade dos jogos no processo de aprendizagem do conceito do número pelas crianças de 4 a 5 anos de idade. De acordo com o discurso das docentes, as brincadeiras e jogos são relevantes no processo de aprendizagem matemática dos alunos. Foi ressaltada a importância de trabalhar processos mentais básicos como sequenciação, correspondência termo-a-termo, seriação e classificação de diferentes formas em que o interesse e a curiosidade da criança fossem despertados. Conclui-se que os docentes utilizam muito o lúdico e atividades concretas para a construção do número, o que vem de encontro com as teorias já existentes. |
URI:
|
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/378
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account