O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Pértile, Karine |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Echer, Letícia Bortolini |
pt_BR |
dc.date |
2018 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-05T00:16:22Z |
|
dc.date.available |
2021-08-05T00:16:22Z |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/378 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo buscou analisar a compreensão de docentes da Educação Infantil sobre a potencialidade de jogos e brincadeiras na construção do número pela criança neste nível. Buscou-se a compreensão, através de teorias existentes, de como se dá a construção do número pela criança, verificando a potencialidade de jogos e brincadeiras na aprendizagem da matemática. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, em que foram realizadas entrevistas com cinco docentes atuantes na Educação Infantil de diferentes escolas, com a finalidade de identificar suas percepções em relação à potencialidade dos jogos no processo de aprendizagem do conceito do número pelas crianças de 4 a 5 anos de idade. De acordo com o discurso das docentes, as brincadeiras e jogos são relevantes no processo de aprendizagem matemática dos alunos. Foi ressaltada a importância de trabalhar processos mentais básicos como sequenciação, correspondência termo-a-termo, seriação e classificação de diferentes formas em que o interesse e a curiosidade da criança fossem despertados. Conclui-se que os docentes utilizam muito o lúdico e atividades concretas para a construção do número, o que vem de encontro com as teorias já existentes. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos no ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.title |
O brincar na educação infantil : a compreensão de docentes sobre a potencialidade de atividades lúdicas na construção do número por criança de 4 a 5 anos |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account