Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
Show full item record
Title:
|
Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica |
Author:
|
Viviani, Adriana E. Bohn
|
Abstract:
|
Este artigo tem como principal objetivo verificar se a formação continuada dos professores influencia no ensino de Geometria no quinto ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para tanto, foi organizada uma formação para professores das redes municipal e estadual, no município de Bento Gonçalves, abordando vários conteúdos deste ano e, nesta, uma oficina específica para o estudo da Geometria. Num segundo momento, duas professoras, que participaram da oficina, aplicaram algumas atividades de Geometria nas suas aulas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da Pesquisa-ação. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram dois questionários, o primeiro destinado a captar as concepções iniciais dos professores que participaram da formação, e o segundo direcionado as duas professoras, que aplicaram algumas atividades de Geometria desenvolvidas durante a formação, em suas aulas. A partir da análise dos questionários, foi possível perceber que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças profundas na postura dos professores em sala de aula; promovendo a socialização de novas práticas e oportunizando, assim, novos espaços de diálogos. Desta maneira, o estudante, sujeito desta ação, sentir-se-á motivado para a realização das atividades propostas. |
URI:
|
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/385
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account