Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Sonego, Giseli Vergínia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Viviani, Adriana E. Bohn |
pt_BR |
dc.date |
2018 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021-08-05T00:16:23Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-05T00:16:23Z |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/385 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como principal objetivo verificar se a formação continuada dos professores influencia no ensino de Geometria no quinto ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para tanto, foi organizada uma formação para professores das redes municipal e estadual, no município de Bento Gonçalves, abordando vários conteúdos deste ano e, nesta, uma oficina específica para o estudo da Geometria. Num segundo momento, duas professoras, que participaram da oficina, aplicaram algumas atividades de Geometria nas suas aulas. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da Pesquisa-ação. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram dois questionários, o primeiro destinado a captar as concepções iniciais dos professores que participaram da formação, e o segundo direcionado as duas professoras, que aplicaram algumas atividades de Geometria desenvolvidas durante a formação, em suas aulas. A partir da análise dos questionários, foi possível perceber que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças profundas na postura dos professores em sala de aula; promovendo a socialização de novas práticas e oportunizando, assim, novos espaços de diálogos. Desta maneira, o estudante, sujeito desta ação, sentir-se-á motivado para a realização das atividades propostas. |
pt_BR |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.title |
Geometria no ensino fundamental : formação continuada de professores e sua prática pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2018 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Bento Gonçalves, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Bento Gonçalves |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account