Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

O jogo pedagógico como ferramenta promotora do ensino em direito do consumidor e consumo responsável no curso técnico em administração integrado ao ensino médio

Show full item record

Title: O jogo pedagógico como ferramenta promotora do ensino em direito do consumidor e consumo responsável no curso técnico em administração integrado ao ensino médio
Author: Cipriani, Flávia
Abstract: A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre, teve por objetivo principal investigar se o desenvolvimento e a aplicação de um produto educacional do tipo jogo pedagógico concreto podem contribuir para a promoção do aprendizado de tópicos relacionados ao Direito do Consumidor e Consumo Responsável, para estudantes do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio na modalidade PROEJA. A pesquisa, de finalidade aplicada e de natureza qualitativa, se inscreve na perspectiva de estudo de caso, e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A produção de dados foi realizada através das técnicas de entrevistas semiestruturadas e questionários e a análise dos dados foi feita aplicando-se o método de análise de conteúdo. Inicialmente, buscou-se, através da análise de dados obtidos em entrevistas semiestruturadas iniciais com docentes, obter uma melhor compreensão em relação à abordagem dos tópicos Direito do Consumidor e Consumo Responsável em sala de aula. A análise de conteúdo das entrevistas evidenciou escassa abordagem dos temas de modo integrado, e resultou em reflexões importantes, que contribuíram para compor as perguntas do questionário que foi aplicado com a finalidade de promover a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes. Após isso, a tabulação dos resultados desse questionário auxiliou a delimitar as temáticas mais adequadas para a produção do jogo pedagógico. O produto educacional elaborado é um jogo pedagógico do tipo Quiz, de perguntas e respostas, com elementos de Role Playing Game (RPG). O jogo foi apresentado e avaliado por especialistas docentes de Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade PROEJA. Como resultado do processo de avaliação, o produto educacional foi considerado efetivo como potencial ferramenta promotora de aprendizagem de tópicos como o Direito do Consumidor e o Consumo Responsável. Por sua replicabilidade, poderá ser disponibilizado para a utilização em instituições de ensino e/ou espaços formais e não formais de educação.This research, linked to the Master's Program in Vocational and Technological Education - ProfEPT of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - Porto Alegre Campus, had as its main goal to investigate whether the development and application of an educational product of the concrete pedagogical game type can contribute to promoting the learning of topics related to Consumer Law and Responsible Consumption, for students of the Technical Course in Business integrated to High School in the PROEJA modality. The research, of applied purpose and qualitative nature, is inscribed in the perspective of case study, and is inserted in the Research Line Educational Practices in Vocational and Technological Education (EPT), Macroproject 1 - Methodological proposals and didactic resources in formal and non-formal spaces of education in EPT. The data production was done through semi-structured interviews and questionnaires, and the data analysis was done by applying the content analysis method. Initially, it was sought to obtain a better understanding regarding the approach of the topics Consumer Law and Responsible Consumption in the classroom, through the analysis of data obtained in initial semi-structured interviews with teachers. The content analysis of the interviews evidenced the scarce approach of the themes in an integrated way and resulted in important reflections, which contributed to composing the questions of the questionnaire that was applied to identify the students' previous knowledge. After that, the tabulation of the results of this questionnaire helped to delimit the most appropriate themes for the production of the educational game. The educational product developed is a Quiz-type pedagogical game, of questions and answers, with elements of Role Playing Game (RPG). The game was presented and evaluated by expert teachers of Technical Courses integrated to High School in PROEJA modality. As a result of the evaluation process, the educational product was considered effective as a potential tool to promote the learning of topics such as Consumer Law and Responsible Consumption. Due to its replicability, it can be made available for use in educational institutions and/or formal and non-formal educational spaces.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/441
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789441.pdf 25.44Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account