Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

As histórias em quadrinhos nas práticas de ensino na EPT: potencialidades e desafios a partir da escuta de discentes e docentes do PROEJA

Show full item record

Title: As histórias em quadrinhos nas práticas de ensino na EPT: potencialidades e desafios a partir da escuta de discentes e docentes do PROEJA
Author: Silva, Flávio Augusto Pagarine
Abstract: Esta pesquisa foi desenvolvida no decorrer do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado na Instituição Associada (IA) Campus Porto Alegre, com o propósito de investigar as potencialidades das histórias em quadrinhos (HQs) como instrumento educacional, produzindo subsídios teóricos e metodológicos para as práticas de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial no PROEJA. Entre as bases conceituais que fundamentam o estudo enfocamos as concepções de trabalho como princípio educativo em Saviani (2007). A dualidade estrutural da educação em Saviani (2007), Freire; Seccon (1987) e Ramos (2008). As relações entre o trabalho, a educação e a dualidade do ensino. A Educação de Jovens e Adultos em Machado; Rodrigues (2013), Fávero; Freitas (2011) e Freire (1987). Além disso, apresentamos uma breve contextualização da Educação de Jovens e Adultos. A formação humana integral, no sentido de enxergar a realidade em suas múltiplas mediações históricas em Ciavatta (2014) e como articulação entre trabalho, ciência e cultura em Ramos (2018). Também são apresentadas algumas definições de histórias em quadrinhos em Eisner (1989), McCloud (1995) e Cagnin (2015). E um breve relato sobre as resistências e ataques às HQs ao longo do século XX à inclusão nos currículos escolares em Santos (2019), Vergueiro; Ramos (2019) e Rama; Vergueiro (2018). Em termos metodológicos, a pesquisa é de abordagem qualitativa/descritiva sendo pautada pela escuta de docentes e discentes, promovendo o mapeamento de conhecimentos prévios articulando com estudos e pesquisas que enfocam a inclusão das HQs nas práticas de ensino desenvolvidas na Educação Profissional e, em particular, no contexto do PROEJA. Os resultados da pesquisa indicam a aprovação do uso dos quadrinhos em sala de aula, tanto por discentes quanto por docentes, porém algumas considerações indicam que ainda há uma certa resistência, quais sejam: há poucos indicativos de que as HQs têm sido utilizadas na EPT e quando isso acontece são restritas as Ciências Sociais e de forma disciplinar; em sua maioria são utilizadas charges e tiras cômicas, talvez por sua facilidade de manuseio; os estudantes não tem o hábito de ler quadrinhos. Os dados foram sistematizados mediante a elaboração de um produto educacional no formato de um Caderno de Sugestões, o qual é direcionado aos docentes que atuam na EPT, como estratégia para subsidiar e inspirar práticas que promovam a inclusão das histórias em quadrinhos em sala de aula.This research was developed during the Post-Graduate Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) offered at the Associated Institution (IA) Campus Porto Alegre, with the purpose of investigating the potential of comics as an educational tool, producing theoretical and methodological support for teaching practices in Professional and Technological Education (EPT), especially in PROEJA. Among the conceptual bases that support the study, we focus on the conceptions of work as an educational principle in Saviani (2007). The structural duality of education in Saviani (2007), Freire; Seccon (1987) and Ramos (2008). The relationships between work, education and the duality of teaching. Youth and Adult Education in Machado; Rodrigues (2013), Fávero; Freitas (2011) and Freire (1987). In addition, we present a brief contextualization of Youth and Adult Education. Integral human education, in the sense of seeing reality in its multiple historical mediations in Ciavatta (2014) and as an articulation between work, science and culture in Ramos (2018). Also presented are some comic book definitions in Eisner (1989), McCloud (1995) and Cagnin (2015). And a brief report on resistance and attacks on comics throughout the 20th century to inclusion in school curricula in Santos (2019), Vergueiro; Ramos (2019) and Rama; Vergueiro (2018). In methodological terms, the research has a qualitative/descriptive approach, guided by listening to teachers and students, promoting the mapping of prior knowledge articulating with studies and research that focus on the inclusion of comics in teaching practices developed in Professional Education and, in particular, in the context of PROEJA. The research results indicate the approval of the use of comics in the classroom, both by students and teachers, but some considerations indicate that there is still some resistance, namely: there is little indication that comic books have been used in EPT and when this happens, the Social Sciences are restricted and in a disciplinary manner; mostly cartoons and comic strips are used, perhaps because of their ease of handling; students are not in the habit of reading comics. The data were systematized through the elaboration of an educational product in the form of a Suggestion Notebook, which is aimed at teachers who work at the EPT, as a strategy to support and inspire practices that promote the inclusion of comic books in the classroom.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/480
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789480.pdf 39.40Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account