Um zoom sobre a EPT! Preservando memórias no ensino, pesquisa e extensão através da produção de acervos fotográficos digitais
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Prestes, Liliane Madruga |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Modena, Camila Ramalho |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2021 |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-04-20T19:04:53Z |
|
dc.date.available |
2022-04-20T19:04:53Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/514 |
|
dc.description.abstract |
A popularização da fotografia digital ampliou as possibilidades de registros e
preservação de nossas memórias individuais e coletivas. Contudo, a expansão exponencial dos registros fotográficos expôs a necessidade de nos apropriarmos de ferramentas, incluindo o desenvolvimento de metodologias que possibilitem utilizá-las nas práticas de ensino voltadas para a preservação da história e memória.Nesse sentido, a presente investigação buscou aprofundar os estudos acerca das potencialidades da fotografia para as práticas de ensino, em particular, no contexto da EPT no qual buscamos inspiração nos estudos de pesquisadores/as que são expoentes nesta linha de investigação como Oliveira (2012), Ciavatta (2012), entre outros/as. Tais estudos convergem com o pensamento de Lissovsky ( 2012), cujas análises sinalizam o potencial da fotografia para a imersão no passado com vistas à compreensão do presente e a projeção do futuro. Em termos metodológicos, a pesquisa foi de cunho qualitativo e de natureza aplicada, ou seja, buscou gerar subsídios para o aprimoramento das práticas educativas. Devido à pandemia causada pelo coronavírus e das limitações impostas pelo isolamento social, a pesquisa buscou investigar as potencialidades da fotografia para as práticas de ensino, em particular, no contexto da EPT, visando à preservação e valorização das memórias institucionais mediante a oferta de subsídios teóricos e metodológicos para a organização de acervos digitais. Os dados produzidos durante a pesquisa foram compilados no “Guia para a organização de acervos de fotografias para o registro de memórias na EPT”. Por intermédio deste produto educacional compilamos os dados da pesquisa apresentando subsídios teóricos e metodológicos para a organização e preservação de acervos digitais de fotografias, visando o aprimoramento das práticas de ensino, pesquisa e extensão, em particular, para a preservação das memórias em instituições escolares e/ou não-escolares. O referido produto educacional foi avaliado por docentes, discentes, especialistas em fotografia e pessoas da comunidade, as quais destacaram a relevância e pertinência da inclusão das fotografias enquanto estratégia para o ensino e preservação da memória e, em particular, no contexto da EPT. |
en_US |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Ensino profissional |
en_US |
dc.subject |
Fotografia |
en_US |
dc.subject |
Material didático |
en_US |
dc.subject |
Memória |
en_US |
dc.title |
Um zoom sobre a EPT! Preservando memórias no ensino, pesquisa e extensão através da produção de acervos fotográficos digitais |
en_US |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2021 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account