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Organização e desenvolvimento curricular no ensino médio integrado: repensando concepções e práticas no IFRS

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Title: Organização e desenvolvimento curricular no ensino médio integrado: repensando concepções e práticas no IFRS
Author: Agnolin, Sandra Ligia
Abstract: Este trabalho trata da organização e desenvolvimento curricular no Ensino Médio Integrado (EMI), sendo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), na Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Teve como objetivo analisar os processos de reformulação de projetos pedagógicos de curso em busca da efetivação do Ensino Médio Integrado, desenvolvidos em dois campi do IFRS, buscando responder ao problema: como vêm sendo desenvolvidos os processos de reformulação curricular no IFRS e quais os resultados alcançados em face dos desafios encontrados para a efetivação da integração curricular? Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser classificada como aplicada, de abordagem qualitativa, com caráter exploratório. Os instrumentos de coleta de dados foram: pesquisa documental envolvendo a legislação educacional vigente e documentos institucionais e entrevistas semiestruturadas com docentes e técnico-administrativos em educação dos campi Bento Gonçalves e Ibirubá do IFRS. O aporte teórico que sustenta a pesquisa considera autores que discutem a formação humana integral no âmbito da EPT e, em especial, no Ensino Médio Integrado. Considera a importância deste no contexto de luta para promover uma educação integral, abrangendo os fundamentos científicos das diferentes técnicas do trabalho, juntamente com a formação geral do educando, buscando superar a fragmentação de conhecimentos e a segmentação da organização curricular. Para análise e interpretação das informações coletadas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa evidenciaram que são possíveis, tanto a elaboração quanto a implementação de propostas curriculares numa perspectiva mais integrada e interdisciplinar, com uma organização curricular que contenha elementos integradores, embora se percebam alguns desafios na sua realização. A forma como se configurou o processo de reformulação curricular e as etapas desenvolvidas parecem indicar que influem diretamente na realização das atividades, na forma de participação dos envolvidos no processo, assim como, no alcance das mudanças propostas. Reforçou a importância do processo formativo realizado e da construção coletiva do PPC, que se deu pelo conjunto de docentes que trabalham com os cursos de EMI. Todos esses elementos foram considerados na elaboração do produto educacional, o guia: Reformulação de Proposta Curricular de Cursos de Ensino Médio Integrado - Um caminho possível para a integração curricular, que tem como finalidade contribuir com os docentes, equipes pedagógicas e gestores para o desenvolvimento do currículo integrado nesses cursos.This paper has been prepared for the Professional Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul – IFRS), Porto Alegre Campus, following Research Line on Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT). The main subject of this paper is curriculum organization and preparation for Secondary Education with Technical Specialization (EMI), which is intended to analyze the processes of reformulation of pedagogical projects for courses so as to implement Secondary Education with Technical Specialization, developed on two IFRS campuses, seeking to address the following issue: How have curricular reformulation processes in IFRS been made and what is the outcome after facing challenges when implementing technical specialization in secondary education? In methodological terms, this applied qualitative research is characterized as exploratory. The data collection methods included documentary research involving current laws on education, institutional documents and semi-structured interviews with professors and technical and administrative staff of the education division at IFRS' Bento Gonçalves and Ibirubá campuses. On a theoretical basis, the research is supported by authors who discuss full human education in the scope of EPT, especially regarding Secondary Education with Technical Specialization. It considers struggles in promoting complete education, including scientific foundations of varied work techniques, as well as students' general education, aiming to overcome knowledge fragmentation and curriculum segmentation. Content analysis has been adopted for analysis and interpretation of collected information. Based on the research outcome, it is possible to prepare and implement curriculum proposals covering technical specialization and multidisciplinary characteristics by organizing a curriculum that includes such elements, even though challenges may be present during its implementation. The curriculum reformulation process and its stages seem to have a direct influence on the activities carried out, the participation of engaged parties, as well as the scope of the proposed changes. Additionally, it reinforces the importance of the education and the collective preparation of the PPC that was made by the group of professors involved in EMI courses. All such elements were considered when preparing the educational product, that is, the guide: Reformulation of the Curriculum Proposal for Secondary Education with Technical Specialization - Possible means for integration of technical specialization –, which aims to support professors, pedagogical teams, and managers in the preparation of the curriculum courses with technical specialization.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/781
Date: 2022


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