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As bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica em Língua Brasileira de Sinais: o Padlet como ferramenta colaborativa entre tradutores intérpretes de LIBRAS do PROFEPT

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Title: As bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica em Língua Brasileira de Sinais: o Padlet como ferramenta colaborativa entre tradutores intérpretes de LIBRAS do PROFEPT
Author: Oliveira, Sabrine de
Abstract: Diante da importância que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), historicamente, conquistou no Brasil, no ano de 2017 instituiu-se a criação do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) que, por meio de políticas públicas de inclusão, garante a acessibilidade a todos por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA). Ao ingressar no programa, os acadêmicos surdos têm o acompanhamento de Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS) em todas as atividades do mestrado. É refletindo sobre o trabalho destes profissionais que essa pesquisa surge. Considerando as especificidades das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, nosso objetivo foi investigar o processo de tradução e interpretação dos TILS no ProfEPT, com a finalidade de contribuir no desenvolvimento de um produto educacional para dar suporte aos estudos e pesquisas que embasam o processo tradutório nesta área. Para estruturação das bases teóricas que fundamentam esta pesquisa, estabelecemos seis capítulos que versam sobre um breve histórico da EPT e sobre os aspectos pragmáticos da atuação dos TILS. A metodologia caracteriza-se como abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter exploratório. Com base nos procedimentos técnicos adotados, classificamos a proposta como pesquisa-participante, pois possui o envolvimento da pesquisadora com a situação investigada. Contamos com a participação de doze TILS que atuaram no ProfEPT entre os anos de 2017 e 2022. Dividimos o percurso metodológico em duas etapas. A primeira consistiu na coleta de dados por meio da aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas e análise qualitativa das informações coletadas. A segunda etapa descreve a criação do produto educacional, que foi desenvolvido utilizando o Padlet como ferramenta colaborativa, e traz um compilado de informações em Libras sobre o programa de mestrado e as bases que norteiam a Educação Profissional e Tecnológica. Entendemos que, a partir da compreensão da realidade do trabalho dos TILS na EPT, nosso trabalho apresentou um produto que auxilia na transformação da sua práxis. Além disso, nosso estudo pode auxiliar na preparação de candidatos surdos para o Exame Nacional de Acesso ao ProfEPT, bem como, instigar o aprofundamento de pesquisas na área sobre a criação de sinais-termo para a EPT.In view of the importance that Professional and Technological Education (EPT) has historically achieved in Brazil, in 2017 the creation of the Professional Master's Degree in Professional Education in a National Network (ProfEPT) was instituted and, through public policies of inclusion, guarantees accessibility to all of the National Entrance Examination (ENA). Upon joining the program, deaf academics are accompanied by Sign Language Interpreter Translators (TILS) in all activities of the master's degree, and it is by reflecting on the work of these professionals that this research emerges. Considering the specificities of the conceptual bases of Professional and Technological Education, our objective was to investigate the process of translation and interpretation of TILS in ProfEPT, with the purpose of contributing to the development of an educational product to support studies and research and that could help in the translation process. In order to structure the theoretical bases that underlie this research, we have established six chapters that deal with a brief history of the EPT and the pragmatic aspects of the TILS' performance. The methodology is characterized as a qualitative approach, with an applied and exploratory nature. Based on the technical procedures adopted, we classified the proposal as participant research, as it involves the researcher with the investigated situation. We had the participation of twelve TILS who worked at ProfEPT. We divided the methodological route into two stages. The first consisted of data collection through the application of a questionnaire and semi-structured interviews and qualitative analysis of the collected information. The second stage describes the creation of the educational product, which was developed using the Padlet as a collaborative tool and brings a compilation of information in Libras about the master's program and the bases that guide Professional and Technological Education. We understand that, from the understanding of the reality of the TILS work in the EPT, our work presented a product that helps in the transformation of its praxis. In addition, our study can help prepare deaf candidates for the National Exam for Access to ProfEPT, as well as instigate further research in the area on the creation of sign-terms for EPT.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/795
Date: 2023


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