Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Afinal, o que são as Ações Afirmativas no contexto da EPT? Subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais a partir da escuta de integrantes dos NAAFs do IFRS.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Prestes, Liliane Madruga pt_BR
dc.contributor.author Souza, Jorge Luiz dos Santos de pt_BR
dc.date.accessioned 2023 pt_BR
dc.date.accessioned 2023-06-06T20:15:37Z pt_BR
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/796 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo investigar quais concepções permeiam a atuação dos integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas analisando em que medida repercutem na consolidação das políticas institucionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tal estudo está vinculado à linha de Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em rede, tendo o IFRS como instituição associada. No tocante à metodologia adotada, caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa, incluindo a revisão bibliográfica e análise documental das políticas institucionais que pautam as ações afirmativas no âmbito da rede federal de EPT e, especificamente, no contexto do IFRS. Quanto ao engajamento no estudo, foi realizada a pesquisa participante e incluindo a escuta de integrantes dos Núcleos de Ações Afirmativas (NAAfs). Tal participação foi realizada mediante a aplicação de um questionário disponibilizado por meio do google forms. Os dados produzidos foram sistematizados culminando na elaboração de um produto educacional no formato de um guia com subsídios teóricos visando o aprimoramento e/ou redimensionamento das práticas desenvolvidas pelas equipes que compõem os NAAfs. Além disso, visa inspirar outras iniciativas voltadas à implementação e/ou consolidação das políticas institucionais de ações afirmativas e ações de ensino voltadas à formação inicial e continuada sobre as temáticas afetas núcleo. pt_BR
dc.description.abstract The present aimsto investigate which conceptions permeate the performance of members of the Affirmative Actions Centers, analyzing to what extent they affect the consolidation of Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) institutional policies, thus producing theoretical and methodological subsidies tha tenhance and promote initial and continuing education. For this, we Will adopt a qualitative approach through participatory researchand in data collection we will use documentary research. The study Will also have the participation of members of the affirmative action core (NAAf), through the application of a questionnaire to be made available through sharing through google forms. The data produced Will be used to prepare a guide with theoretical support aimed at improving and/or resizing the practices developed by the teams that make up the NAAf's. It also aims to promote the implementation and/or consolidation of institutional policies for affirmative action and for the development of actions aimed at initial and continuing education on issues affecting the nucleus. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Programas de ação afirmativa pt_BR
dc.title Afinal, o que são as Ações Afirmativas no contexto da EPT? Subsídios para o aprimoramento das políticas institucionais a partir da escuta de integrantes dos NAAFs do IFRS. pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level mestrado pt_BR
dc.degree.date 2023 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789796.pdf 23.00Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account