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Juventudes negras, educação profissional e mundo do trabalho: estratégias de ensino pautadas na escura de jovens visando à promoção de uma educação antirracista

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Title: Juventudes negras, educação profissional e mundo do trabalho: estratégias de ensino pautadas na escura de jovens visando à promoção de uma educação antirracista
Author: Oliveira, Helder Felipe de
Abstract: A presente investigação foi desenvolvida no decorrer do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) estando vinculada à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, no Macroprojeto 2 - Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como foco as juventudes negras, no contexto da educação profissional, em uma instituição social, na vila Cruzeiro, zona sul da cidade de Porto Alegre. O objetivo central da pesquisa foi promover a escuta de jovens negros que integram esse espaço educativo não escolar, articulando com estudos sobre juventudes, racismo estrutural e mundo do trabalho, visando a produção de subsídios teóricos e metodológicos para o aprimoramento das práticas de ensino, em particular, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, foi caracterizada como uma pesquisa participante. A pesquisa contou com a participação de jovens de uma comunidade da região metropolitana de Porto Alegre vinculados a um Projeto de Formação Inicial da Educação Profissional e Tecnológica, o qual é ofertado por uma instituição social e educativa, presente na comunidade. A adesão dos/as jovens foi voluntária e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS. Num primeiro momento, tal participação consistiu no preenchimento de questionário estruturado, a fim de mapear os conhecimentos prévios acerca das temáticas deste estudo, a saber: racismo estrutural, racismo no mundo do trabalho, racismo e juventudes. A partir de tais dados, foram estruturadas oficinas, denominadas como Oficinas de Letramento Racial, criadas a partir de necessidades de aprofundamento em alguns conceitos, percebidas nas respostas dos jovens ao primeiro questionário. A partir da realização das oficinas e da avaliação das mesmas pelos/as jovens, foi criado um Produto Educacional, no formato de um Guia de atividades contendo a descrição das oficinas sobre Letramento Racial para a promoção de uma Educação Antirracista no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Na primeira parte são abordados os conceitos e na sequência a descrição das atividades propostas, as quais foram elaboradas e aprimoradas a partir do diálogo com os/as jovens participantes do estudo. Na sequência, o Produto Educacional foi avaliado por educadores/as a quem se destina, os quais atuam com as juventudes no contexto da educação profissional, dentro dessa instituição onde a pesquisa foi realizada. Por fim, Como resultado da pesquisa, destaca-se a necessidade de ampliarmos as iniciativas voltadas à promoção de práticas de educação antirracista, em especial, na EPT, contudo não reduzindo a discussão do racismo a eventos pontuais, mas agendando-o como presente, urgente e necessária nos cursos de capacitação profissional. Neste enfoque, os resultados deste estudo sistematizados no Guia, apontam subsídios teóricos e metodológicos para que os/as educadores/as possam promover espaços para a escuta das juventudes e desenvolvimento de práticas de ensino que contribuam para o enfrentamento ao racismo estrutural, em especial, na educação profissional e no mundo do trabalho.The present investigation was developed in the course of the Professional Master's program in Professional and Technological Education (ProfEPT) and is linked to the research line of Educational Practices in Professional and Technological Education, in Macroproject 2 - Inclusion and diversity in formal and non-formal teaching spaces in Professional and Technological Education (EPT), focusing on black youth, in the context of professional education, in a social institution, in Vila Cruzeiro, in the south zone of the city of Porto Alegre. The central objective of the research was to promote listening to young black people who are part of this non-school education, articulating with studies on youth, structural racism and the world of work, aiming at the production of theoretical and methodological incentives for the improvement of teaching practices, in particular , in the context of Professional and Technological Education (EPT). The research had a qualitative approach and regarding the procedures, it was characterized as a participant research. The research counts with the participation of young people from a community in the metropolitan region of Porto Alegre linked to a Project of Initial Formation of Professional and Technological Education, which is offered by a social and educational institution, present in the community. The young people's adherence was decided and the research was approved by the IFRS Research Ethics Committee. At first, such participation consisted of completing the guidelines followed, in order to map prior knowledge about the themes of this study, namely: structural racism, racism in the world of work, racism and youthBased on such data, workshops were structured, called Racial Literacy Workshops, created from the needs of deepening some concepts, perceived in the young people's responses to the first questionnaire. From the realization of the workshops and their evaluation by the young people, an Educational Product was created, in the format of an Activity Guide containing the description of the workshops on Racial Literacy for the promotion of an Anti-racist Education in the context of Professional Education and Technological. In the first part, the concepts are approached and, in sequence, the description of the proposed activities, which were elaborated and improved from the dialogue with the young participants of the study. Next, the Educational Product was evaluated by the educators for whom it is intended, who work with young people in the context of professional education, within the institution where the research was carried out. Finally, As a result of the research, we highlight the need to expand initiatives aimed at promoting anti-racist education practices, especially in the EPT, however not reducing the discussion of racism to specific events, but scheduling it as a present, urgently needed in professional training courses. In this approach, the results of this study systematized in the Guide, point to theoretical and methodological subsidies so that educators can promote spaces for listening to young people and developing teaching practices that contribute to confronting structural racism, in particular, in professional education and in the world of work.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/803
Date: 2023


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