dc.contributor.advisor |
França, Maria Cristina Caminha de Castilhos |
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dc.contributor.author |
Suszek, Ivan José |
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dc.date.accessioned |
2023 |
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dc.date.accessioned |
2023-07-04T21:35:58Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/806 |
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dc.description.abstract |
A Educação Profissional e Tecnológica teve um grande avanço a partir da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no ano de 2008. Ainda há, no entanto, muito a estudar-se para melhorar os processos de acesso, permanência e êxito dos estudantes que incorporam o dia a dia destas instituições. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória com relação aos objetivos. Os procedimentos foram ao encontro de uma pesquisa interpretativa e contam com a complementaridade de dados quantitativos disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha e na Coordenação de Registros Acadêmicos do IFRS Campus Erechim. Nesse sentido, o objeto de estudo tratou sobre acesso, permanência e êxito dos discentes que ingressam via processo seletivo regular e estão vinculados ao programa de reabilitação profissional demandado pelo INSS. Estes estudantes buscam os cursos técnicos subsequentes de nível médio do IFRS Campus Erechim, sob direcionamento do próprio INSS. Deste modo, buscou-se saber sobre o desempenho e quais as perspectivas que levam à retenção e/ou evasão dos referidos discentes. Este estudo foi desenvolvido com um olhar sobre esse trabalhador incapacitado para a atividade anterior e suas condições e aspectos específicos, tendo em vista que a readaptação profissional visa à reinserção no mercado de trabalho. Assim, buscou-se estabelecer estratégias organizacionais para acesso, permanência e êxito destes discentes, possibilitando, também, que, neste programa de reabilitação, aliado à educação profissional, haja a possibilidade de um olhar diferente sob os aspectos do mundo do trabalho. Nesta direção, reafirma-se a missão institucional de proporcionar uma formação integral com vistas a uma emancipação humana, apoiada nos referenciais da ciência, cultura, tecnologia e trabalho que são elementos do Programa de Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT). Este trabalho visou, ainda, à aplicabilidade dos conhecimentos gerados por meio do desenvolvimento de um produto educacional que mostra alternativas institucionais para melhor atender aos discentes em reabilitação profissional do INSS, com o intuito do acesso, permanência e êxito nos cursos técnicos subsequentes do referido Instituto. Como resultado da pesquisa, destaca-se a falta de comunicação entre os entes federativos, resultando na precária identificação dos segurados do INSS, dificultando, assim, a utilização de estratégias institucionais, principalmente por meio da assistência estudantil e do NAPNE. Nesse sentido, foi possível, mediante a pesquisa, observar elementos em desacordo com a perspectiva emancipatória em educação e estabelecer estratégias para minimizar as dificuldades enfrentadas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Professional and Technological Education had a great advance since Federal Institutes of Education, Science and Technology creation in 2008. However, there is much to be studied in order to improve processes of access, permanence and success
of students who are part of the daily activities of these institutions. This research was developed through a qualitative approach, in an applied and exploratory way in relation to the objectives. The procedures were related to an interpretative research and rely on the complementarity of quantitative data available on Nilo Peçanha’s Platform and on IFRS Erechim Campus Coordination of Academic Records. In this regard, the object of study dealt with access, permanence and success of students who enter via regular selection process and are linked to the professional rehabilitation program demanded by the INSS. These students seek the subsequent secondary technical courses at IFRS Erechim Campus, under INSS direction. Therefore, we sought to find out about the performance and what perspectives lead to the retention and/or dropout of these students. This study was developed concerned about this worker who was incapacitated for the previous activity and its conditions and specific aspects, considering that professional reabilitation aims at reinsertion in the labor market. Thus, we sought to establish organizational strategies for access, permanence and success of these students, also allowing that, in this rehabilitation program, combined with professional education, there is the possibility of a different look at aspects of the world of work. In this way, the institutional mission is reaffirmed to provide integral formation aiming at human emancipation, supported by the principles of science, culture,
technology and work which are Professional and Technological Master Program (ProfEPT) elements. This work also aimed at the applicability of the knowledge generated through the development of an educational product that shows institutional
alternatives to better serve students in INSS professional rehabilitation, with the intention of access, permanence and success in subsequent technical courses of the aforementioned Institute. As a research result, the lack of communication between federative entities stands out, resulting in the precarious identification of INSS insured persons, thus hindering the use of institutional strategies, mainly through student assistance and NAPNE. In this sense, it was possible, through the research, to observe
elements in disagreement with the emancipatory perspective in education and establish strategies to minimize the difficulties faced. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
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dc.subject |
Permanência e Êxito |
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dc.subject |
Mercado de trabalho |
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dc.subject |
Inclusão |
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dc.title |
Acesso, permanência e êxito dos segurados do Programa de Reabilitação Profissional do INSS em cursos técnicos do IFRS Campus Erechim |
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dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
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dc.degree.level |
mestrado |
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dc.degree.date |
2023 |
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dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
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dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) |
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dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
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