Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Prevenção à evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes em Educação Profissional e Tecnológica do IFRS - Campus Viamão/RS

Show full item record

Title: Prevenção à evasão escolar nos cursos técnicos subsequentes em Educação Profissional e Tecnológica do IFRS - Campus Viamão/RS
Author: Silveira, Leda Maria Pereira da
Abstract: A presente dissertação descreve a pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, vinculada à linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e está articulada com o Macroprojeto 1: “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”. A investigação teve como objetivo geral investigar os motivos da evasão dos cursos subsequentes em Educação Profissional Tecnológica (EPT) do Campus Viamão/RS do IFRS e construir alternativas para minimizá-la na instituição, considerando as ações dos servidores. Trata-se de pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram adotados a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Para a coleta de dados foram aplicados questionários online aos alunos evadidos participantes da pesquisa e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de cursos e técnicos administrativos em educação (TAE). A análise dos dados levantados permitiu conhecer os motivos que levaram os alunos participantes à evasão e as narrativas acerca do problema sob a perspectiva dos servidores. Dentre os motivos identificados junto aos alunos destacam-se a falta de tempo para estudar, a dificuldade de conciliar estudo e trabalho, a dificuldade financeira e a dificuldade de transporte. As entrevistas com servidores e a análise textual discursiva revelaram as categorias: com relação a divulgação do curso, perfil do egresso, repensar o curso, estratégias de acolhimentos e políticas públicas. O referencial teórico subsidia os seguintes subcapítulos: um breve histórico da EPT no Brasil; uma revisão das bases conceituais da EPT; a apresentação de conceitos de evasão no contexto da Educação Profissional; sobre a permanência e êxito no curso; apresentação da revisão da literatura acerca dos achados sobre evasão escolar na EPT e, finalmente aborda o acolhimento institucional . Os resultados obtidos na primeira etapa da investigação, após analisados à luz do arcabouço teórico, subsidiaram a elaboração de um produto educacional (PE), o qual foi construído para definir estratégias que contribuam para minimização da evasão no ensino de EPT subsequente ao ensino médio. Na etapa final da pesquisa, o produto educacional foi aplicado de modo experimental e avaliado no processo por questionário online, sendo os resultados promissores, em que os participantes gostaram e avaliaram positivamente o PE.This dissertation describes the research developed under the Master in Professional and Technological Education Program (ProfEPT) of Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, in the line of research “Educational practices in Professional and Technological Education”, which artculates with the Macroproject 1 “Methodological Suggestions and Teaching Resources in Formal and Non-Formal Teaching Spaces in PTE”. The study has the main objective of investigating the motivations for student’s dropout of the subsequent courses in professional and technological education in IFRS campus Viamão/RS, as well as building alternatives to reduce it in the institution, especially regarding the actions of the servants. It is an applied qualitative approach, with exploratory and descriptive objectives. The methodological proceedings used were the bibliographic research and document analysis. Data collection was based on the application of online questionnaires with students in dropout situation and on semi-structured interviews with the course coordinators and education administrative technicians (EAT). Data analysis has allowed us to learn about the reasons which led the students to quit their courses and the narratives about the problems in the servants’ perspective. Among the motivations identified by the students are the lack of time to study, their problems managing work and studies simultaneously, financial difficulties, and issues regarding transportation. The interviews with servants and the Discursive Textual Analysis revealed categories related to the publicity of the course, profile of the graduated students, rethinking the courses, welcoming strategies, and public policies. The theoretical basis of the research inspired the following subchapters: a concise historic approach to professional and technological education in Brazil; a review of the conceptual basis of professional and technological education; an introduction to the concepts of dropout in the professional education; a consideration about being successful or dropping out the course; a literature review about the findings on school drop out in professional and technological education, and, ultimately, an approach to institutional welcome. The results obtained in the first phase of the investigation, after being compared to the theory, have supported the creation of an educational product, which was designed with the intention of developing strategies to reduce school drop out in professional education after high school. In a final stage of the research, this educational product was applied as an experiment and assessed through an online questionnaire, which resulted in a positive evaluation by the users.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/860
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789860.pdf 9.268Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account