dc.contributor.advisor |
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bertagnolli, Silvia de Castro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rodrigues, Luciano da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-02-21T19:35:19Z |
|
dc.date.available |
2024-02-21T19:35:19Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1036 |
|
dc.description.abstract |
Um dos problemas enfrentados atualmente na educação básica é a falta de
interesse dos alunos. Associado a isso, há a dificuldade dos professores de
criarem novos materiais pedagógicos e lúdicos de forma simples e rápida. Nesse
sentido, esta pesquisa, que é o tema de uma dissertação de mestrado do curso
Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS, tem como objetivo
principal desenvolver um modelo de criação de RPGs (Role Playing Game) que
facilite a produção de jogos educacionais por docentes com uso do gênero de
RPG. Para o desenvolvimento do presente estudo, foram utilizados os princípios
da teoria construtivista de Piaget que destaca a importância do jogo para o ser
humano na promoção de interações, utilização de regras, cooperação, potencial
criativo, resolução de problemas, simulação de papéis e outras habilidades. Para
a criação do modelo também foi necessário seguir um percurso metodológico
que norteou esta pesquisa de abordagem qualitativa. A investigação avaliou a
produção científica recente sobre os jogos de RPG aplicados no contexto
educacional, com enfoque no ensino médio por meio de um levantamento
sistemático e realizou-se uma pesquisa bibliográfica que proporcionou uma visão
geral das possibilidades do uso deste tipo de jogo para auxiliar o docente a
trabalhar com os seus estudantes as competências gerais orientadas pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Após o artefato estar construído, foi
possível aplicá-lo em dois estudos de caso que envolveram docentes e discentes
do ensino médio de duas instituições públicas de ensino localizadas no estado
do Rio Grande do Sul e em uma oficina pedagógica que abarcou docentes de
diferentes instituições de ensino. Para a realização da coleta de dados referente
aos dois estudos, foi aplicado o instrumento questionário contendo perguntas
abertas e fechadas que geraram dados que foram transformados em textos. A
análise dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo de
Bardin, que parte da ilação destes registros textuais. Como resultado, os
docentes conseguiram utilizar o modelo produzido para criar e aplicar os RPGs
“Defensores do meio ambiente” e “Imprevistos em Hogwarts” com seus
estudantes jogadores para auxiliar no processo de aprendizagem. O referido
modelo foi avaliado, validado e aprimorado a partir das avaliações dos
participantes, o que demonstrou a sua viabilidade e aplicabilidade em sala de
aula. Desta forma, o objetivo principal foi alcançado com a produção de um
modelo que permite aos docentes construírem RPGs para uso em sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
One of the current challenges in basic education is the lack of student interest.
Additionally, teachers face difficulty in creating new pedagogical and playful
materials quickly and easily. Therefore, the main objective of this research, the
topic of a master's thesis in the Professional Master's in Informatics in Education
program at IFRS, is to develop a model for creating Role-Playing Games (RPGs)
that facilitates the production of educational games by teachers using the RPG
genre. The study follows the principles of Piaget's constructivist theory,
emphasizing the importance of games for human interaction, rule utilization,
cooperation, creative potential, problem-solving, role simulation, and other skills.
The development of the model also followed a methodological approach guiding
this qualitative research. The investigation assessed recent scientific production
on RPG games applied in the educational context, focusing on high school
through a systematic survey and conducted a literature review providing an
overview of the possibilities of using this type of game to help teachers work with
students on the general competencies outlined by the National Common
Curriculum Base (BNCC). After constructing the artifact, it was applied in two
case studies involving teachers and high school students from two public
educational institutions in the state of Rio Grande do Sul and in a pedagogical
workshop that included teachers from different educational institutions. For data
collection in the two studies, a questionnaire instrument containing open and
closed questions was applied, generating data that were transformed into texts.
Data analysis was conducted using Bardin's content analysis technique, based
on the inference of these textual records. As a result, teachers were able to use
the model to create and implement the RPGs "Defenders of the Environment"
and "Unexpected Events at Hogwarts" with their student players to assist in the
learning process. The model was evaluated, validated, and refined based on
participant assessments, demonstrating its feasibility and applicability in the
classroom. Thus, the main objective was achieved with the production of a model
that allows teachers to build RPGs for classroom use. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
en_US |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem criativa |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo de criação de jogos do tipo Role Playing Game (RPG) para aplicação no Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |