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Um modelo de criação de jogos do tipo Role Playing Game (RPG) para aplicação no Ensino Médio

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dc.contributor.advisor Schmitt, Marcelo Augusto Rauh pt_BR
dc.contributor.advisor Bertagnolli, Silvia de Castro pt_BR
dc.contributor.author Rodrigues, Luciano da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2024-02-21T19:35:19Z
dc.date.available 2024-02-21T19:35:19Z
dc.date.issued 2023 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1036
dc.description.abstract Um dos problemas enfrentados atualmente na educação básica é a falta de interesse dos alunos. Associado a isso, há a dificuldade dos professores de criarem novos materiais pedagógicos e lúdicos de forma simples e rápida. Nesse sentido, esta pesquisa, que é o tema de uma dissertação de mestrado do curso Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS, tem como objetivo principal desenvolver um modelo de criação de RPGs (Role Playing Game) que facilite a produção de jogos educacionais por docentes com uso do gênero de RPG. Para o desenvolvimento do presente estudo, foram utilizados os princípios da teoria construtivista de Piaget que destaca a importância do jogo para o ser humano na promoção de interações, utilização de regras, cooperação, potencial criativo, resolução de problemas, simulação de papéis e outras habilidades. Para a criação do modelo também foi necessário seguir um percurso metodológico que norteou esta pesquisa de abordagem qualitativa. A investigação avaliou a produção científica recente sobre os jogos de RPG aplicados no contexto educacional, com enfoque no ensino médio por meio de um levantamento sistemático e realizou-se uma pesquisa bibliográfica que proporcionou uma visão geral das possibilidades do uso deste tipo de jogo para auxiliar o docente a trabalhar com os seus estudantes as competências gerais orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após o artefato estar construído, foi possível aplicá-lo em dois estudos de caso que envolveram docentes e discentes do ensino médio de duas instituições públicas de ensino localizadas no estado do Rio Grande do Sul e em uma oficina pedagógica que abarcou docentes de diferentes instituições de ensino. Para a realização da coleta de dados referente aos dois estudos, foi aplicado o instrumento questionário contendo perguntas abertas e fechadas que geraram dados que foram transformados em textos. A análise dos dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin, que parte da ilação destes registros textuais. Como resultado, os docentes conseguiram utilizar o modelo produzido para criar e aplicar os RPGs “Defensores do meio ambiente” e “Imprevistos em Hogwarts” com seus estudantes jogadores para auxiliar no processo de aprendizagem. O referido modelo foi avaliado, validado e aprimorado a partir das avaliações dos participantes, o que demonstrou a sua viabilidade e aplicabilidade em sala de aula. Desta forma, o objetivo principal foi alcançado com a produção de um modelo que permite aos docentes construírem RPGs para uso em sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract One of the current challenges in basic education is the lack of student interest. Additionally, teachers face difficulty in creating new pedagogical and playful materials quickly and easily. Therefore, the main objective of this research, the topic of a master's thesis in the Professional Master's in Informatics in Education program at IFRS, is to develop a model for creating Role-Playing Games (RPGs) that facilitates the production of educational games by teachers using the RPG genre. The study follows the principles of Piaget's constructivist theory, emphasizing the importance of games for human interaction, rule utilization, cooperation, creative potential, problem-solving, role simulation, and other skills. The development of the model also followed a methodological approach guiding this qualitative research. The investigation assessed recent scientific production on RPG games applied in the educational context, focusing on high school through a systematic survey and conducted a literature review providing an overview of the possibilities of using this type of game to help teachers work with students on the general competencies outlined by the National Common Curriculum Base (BNCC). After constructing the artifact, it was applied in two case studies involving teachers and high school students from two public educational institutions in the state of Rio Grande do Sul and in a pedagogical workshop that included teachers from different educational institutions. For data collection in the two studies, a questionnaire instrument containing open and closed questions was applied, generating data that were transformed into texts. Data analysis was conducted using Bardin's content analysis technique, based on the inference of these textual records. As a result, teachers were able to use the model to create and implement the RPGs "Defenders of the Environment" and "Unexpected Events at Hogwarts" with their student players to assist in the learning process. The model was evaluated, validated, and refined based on participant assessments, demonstrating its feasibility and applicability in the classroom. Thus, the main objective was achieved with the production of a model that allows teachers to build RPGs for classroom use. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso other en_US
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Aprendizagem criativa pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.title Um modelo de criação de jogos do tipo Role Playing Game (RPG) para aplicação no Ensino Médio pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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