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Os sistemas de gerenciamento de dados acadêmicos e a gestão educacional: o caso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

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Title: Os sistemas de gerenciamento de dados acadêmicos e a gestão educacional: o caso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Author: Wolff, Denise Luzia
Abstract: Esta pesquisa baseou-se em um estudo de caso, a partir da problemática de como a gestão educacional do IFRS pode ser impactada pelos sistemas de gestão acadêmica. Traçamos como objetivos, de forma geral, a análise de como os sistemas impactam a gestão democrática da instituição e especificamente a compreensão de que a realidade histórica da instituição levou à multiplicidade de sistemas de gerenciamento acadêmico, as dificuldades enfrentadas pelos diferentes grupos de gestores por não ter um sistema de gerenciamento eficiente, as perspectivas e expectativas na adoção de um sistema integrado de gestão e a importância dos sistemas informatizados na implementação de programas e políticas públicas, que propiciou discussões sobre a gestão da Instituição. Permitiu assim o monitoramento e avaliação da gestão em um sentido mais amplo, mas também respeitando as particularidades internas. A implementação de sistemas informatizados de gestão acadêmica constitui-se numa política pública e por isso a metodologia de trabalho baseou-se no ciclo de políticas de Ball e Bowe (2001, 2002, 2011) e Mainardes (2006, 2011) que a partir dos contextos de influência, da produção de textos e da prática, permitiram analisar a implementação da política. Nesta pesquisa estes contextos envolveram a análise da conjuntura, tais como o histórico da educação profissional no Brasil, destacando a criação dos Institutos Federais e a consolidação desta política pública, o processo de implantação de sistemas informatizados, bem como a reflexão sobre a concepção de gestão e os processos decisórios que envolveram a definição de um sistema de gerenciamento acadêmico. O percurso metodológico partiu de uma pesquisa qualitativa e descritiva que baseou-se em um estudo de caso. Utilizamos a pesquisa documental de documentos legais, normativas, pareceres, textos e discursos e a revisão bibliográfica sobre a concepção e modelos de gestão, da educação profissional no Brasil e sobre a instituição pesquisada, além disso, fizemos uma pesquisa, através de trabalhos relacionados, sobre modelos de gestão educacional, a partir de teóricos como Lima, Paro, Luck, Luckesi, Amaral, Comerlatto, entre outros e sobre sistemas de gerenciamento e sistemas integrados, utilizando-se também de teóricos importantes como Lévy, Castells, Laudon e Laudon, Davenport, etc. Para a coleta de dados utilizou-se o método survey que envolveu a realização de entrevistas e aplicação de questionário com gestores e a partir de suas reflexões, realizamos a análise do impacto e da importância do conhecimento e acesso aos dados e informações, através de um sistema seguro e eficiente pelos gestores. Como produto desta análise apresentamos um roteiro com orientações para a implantação de sistemas de gestão que visa contribuir para a implementação de políticas de modernização tecnológica, na perspectiva da gestão democrática e poderá pautar o planejamento e a eficácia de programas e políticas públicas a serem implementados em instituições de ensino.The academic management systems’ implementation constitutes a public policy. This research deals with the contribution of academic management systems in the IFRS’ educational management processes. The analysis of the academic management systems in the management processes and their importance in the implementation of programs and public policies, propitiating discussions about the management of the Institution, allowing monitoring and evaluation of management in a broader sense, but also respecting the internal particularities. The methodology of work is based on Ball’s (2001, 2002, 2011) and Mainardes (2006, 2011 e 2016) policy cycle, which are the context of influence, the production of texts and the practice. In this research this contexts involve the analysis of conjuncture, such as the history of professional education in Brazil, highlighting the creation of the Federal Institutes and the consolidation of this public policy, the process of the systems’ implementation and mining of educational data, as well as the reflection about a management concept and decision-making processes that involves the definition of a academic management system. Besides that, the research involves interviews and questionnaires with the managers and, from their reflections, we will exemplify the importance of knowledge and access to data by managers. This example to be done will be through appropriate data mining tool and the already consolidated database of the academic system of IFRS Campus Porto Alegre. Using documentary research of legal documents, regulations, opinions, texts and speeches, interviews, analysis of studies of Lima, Paro, Luck, Luckesi, Amaral, Comerlatto and other theorists, and application of questionnaires and the bibliographic review on the analysis of educational management of IFRS, from the contribution of the available data in academic modern technology may to rule planning and effectiveness of programs and public policy to be adopted to optimize the educational management in the Institution.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/105
Date: 2017


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