Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem

Show full item record

Title: Estímulos aos adultos para leitura literária: possibilidades e desafios em ambiente virtual de aprendizagem
Author: Müller, Luciana Kramer Pereira
Abstract: A presente pesquisa tem como problema o seguinte: adultos podem ser estimulados à leitura literária por meio de formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? A partir do problema de pesquisa, adota-se como objetivo geral: verificar se a formação continuada em AVA estimula a leitura literária de adultos. A aplicação da pesquisa se dá pela oferta de Extensão, denominado Formação de Leitores e Mediação de Leitura. O referencial teórico aborda as questões da Leitura e Relação texto-leitor, Alfabetização e letramento, inclusive o letramento literário, formação de leitores e mediação de leitura, bem como a Educação aberta e a distância e ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa é aplicada, sendo sua metodologia qualitativa, com abordagem exploratória e modalidade estudo de caso. A análise de dados é feita utilizando-se análise de conteúdo, cujos objetos são as produções textuais e as transcrições de entrevista semiestruturada dos sujeitos desta pesquisa, no quantitativo de 6 (seis), participantes do Curso de formação de leitores em ambiente virtual de aprendizagem, oferecido como curso de Extensão no IRFS-Campus Porto Alegre. A discussão de resultados se dá em torno da interação dos alunos ao longo do curso, bem como os resultados apontados em suas entrevistas. Conclui o alcance dos objetivos e apresenta algumas particularidades. Sugere melhorias ao produto e a possibilidade de sua replicação para outros públicos.This research poses the following problem: can adults be encouraged to take up literary reading through continuous education in a virtual learning environment (VLE)? Based on the research problem, the following general objective is adopted: verifying whether continuous education in a VLE encourages adults to take up literary reading. The research is applied by offering an Extension project, named Reader's Formation and Reading Mediation. The theoretical framework addresses the issues of Reading and Reader-text relationship, Literacy and literacy acquisition, including literary literacy acquisition, reader's formation and reading mediation, as well as Open and distance education and virtual learning environment. This is an applied research with a qualitative methodology, with an exploratory approach. The modality is case study. The data analysis is performed using content analysis, whose objects are the textual productions and transcripts of semi-structured interviews conducted with the subjects of this research, in the amount of 6 (six), participants of the Reader's formation course in a virtual learning environment, offered as an Extension course at IRFS - Campus Porto Alegre. The results are discussed based on the interaction of the students throughout the course, along with the results observed in their interviews. Upon conclusion, the objectives are reached, and some particularities are presented. Improvements to the product are suggested, in addition to the possibility of replicating it with other audiences.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/109
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789109.pdf 2.406Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account