Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A presença da literatura de autoria feminina no 3º ano do ensino médio de uma escola do litoral norte gaúcho: reflexões e propostas

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ferreira, Luciane Senna pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Letícia Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2024-03-27T13:45:36Z pt_BR
dc.date.available 2024-03-27T13:45:36Z pt_BR
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1136 pt_BR
dc.description.abstract O cânone literário tradicional tem papel fundamental no ensino de literatura, pois a presença de autores e obras nele impacta diretamente na seleção feita pelo livro didático e pelo professor de literatura. Esforços para revisar e expandir o cânone devido à baixa presença de mulheres nele em relação à autoria masculina, são fundamentais para um ensino mais plural e democrático, e uma possibilidade de mudança pode surgir a partir das práticas na escola. Assim, o presente trabalho apresenta uma reflexão do ensino de literatura de autoria feminina em uma turma de terceiro ano do ensino médio no município de Xangri-lá, a partir dos Estudos Culturais, cânone tradicional e da relação entre leitor-texto-autor. Para tanto, a pesquisa analisou o livro didático e o material produzido pelo professor da disciplina de Literatura. Com o objetivo de suprir o pouco contato dos alunos com a produção de autoras mulheres, um projeto didático de gênero foi elaborado como proposta de ensino de literatura de autoria feminina, buscando contribuir para a prática da auto- representação das mulheres no universo literário, além de promover a visibilidade, representatividade e legitimidade de escritoras nesse campo artístico. pt_BR
dc.description.abstract The traditional literary canon has a fundamental role in teaching literature, since the presence of authors and literary works in it affects directly the selection made by the textbook and the literature teacher. Efforts to review and expand the canon considering the low number of women in it by comparison with the masculine authorship are fundamental to a more plural and democratic education. In addition, one possibility of changing might arise in school practices. Thus, this present work propounds a reflection about the teaching literature by women in a class of the third year in High School in the city of Xangri-lá, based on Cultural Studies, the traditional canon and the relationship between reader-text-author. For that, this research analyzed the textbook and the didactic material produced by the literature professor. With the objective to supply the small contact between the students and literature produced by women, a genre didactic project was elaborated as a suggestion of teaching literature by female authorship, searching to contribute for the practices of self-representation by women in the literary universe, besides to promote the visibility and representative of female writers in this artistic field. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Literatura - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Escritoras pt_BR
dc.title A presença da literatura de autoria feminina no 3º ano do ensino médio de uma escola do litoral norte gaúcho: reflexões e propostas pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Letras Português e Inglês pt_BR
dc.degree.department Campus XXXX pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891136.pdf 6.966Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account