Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Objetos de aprendizagem combinados à sala de aula invertida : a proposição de uma estratégia pedagógica para favorecer o aprendizado de inglês

Show full item record

Title: Objetos de aprendizagem combinados à sala de aula invertida : a proposição de uma estratégia pedagógica para favorecer o aprendizado de inglês
Author: Zabiela, Adilson Skalski
Abstract: Neste trabalho avalia-se os resultados da experiência de aulas presenciais de ensino de inglês para a área de administração com práticas presenciais e digitais em um ambiente monitorado virtual (Moodle). Nele o uso de objetos de aprendizagem é combinado ao modelo de sala de aula invertida; estes OAs são utilizados para o ensino de língua inglesa na plataforma Moodle. O uso de objetos de aprendizagem foi a alternativa metodológica usada para dinamizar o aprendizado, e o modelo de sala de aula invertida foi adotado de modo a potencializar o contato dos estudantes com a língua inglesa, compondo uma aprendizagem híbrida, em que o inglês é praticado tanto de forma presencial como a distância. A investigação desta pesquisa foi realizada na EMEB Liberato Salzano Vieira da Cunha e o público alvo é composto por alunos na faixa de 18 a 40 anos. A presente pesquisa é qualitativa, tendo sido desenvolvida sob a forma de um estudo experimental, utilizando dois grupos de participantes: um grupo de controle que não utilizou objetos de aprendizagem e o modelo de sala de aula invertida, e um grupo que participou ativamente da pesquisa. Neste caso, os estudantes foram monitorados quanto à sua participação e execução das tarefas na plataforma Moodle, onde os objetos de aprendizagem foram disponibilizados. A participação também foi avaliada por meio de questionários que viabilizaram um diagnóstico inicial e final, possibilitando identificar a percepção dos alunos quanto às estratégias propostas. Entre as ações de pesquisa, destacam-se: identificar como a combinação de objetos de aprendizagem em um ambiente de aprendizagem híbrida pode influenciar no processo de aquisição da língua inglesa pelos alunos; testar o uso da sala de aula invertida, em que os OAs são disponibilizados antes no ambiente virtual e depois exercitada em aula presencial; propor um ensino de língua para a prática das quatro habilidades (fala, audição, escrita e leitura). Como produto é proposto um conjunto de critérios que deve ser levado em consideração ao se utilizar o modelo de sala de aula invertida no ensino de inglês para fins de pesquisa (ESP)This research evaluates the results of the experience of English classes for administration with digital practices in a virtual monitored environment (Moodle). In this work the use of learning objects is combined with the flipped classroom model; these learning objects are used for teaching English on the Moodle platform. The use of learning objects was the methodological alternative used to stimulate learning, and the inverted classroom model was adopted in order to enhance the students' contact with the English language, composing a blended learning in which English is practiced both in presence and distance. This research was carried out in the EMEB Liberato Salzano Vieira da Cunha and the target public is composed of students in the range of 18 to 40 years. The present research is qualitative, having been developed in the form of an experimental study, using two groups of participants: a control group that did not use learning objects and the flipped classroom model, and a group that actively participated in the research. In this case, the students were monitored regarding their participation and execution of the tasks in the Moodle platform, where the learning objects were made available. Participation was also evaluated through questionnaires that enabled an initial and final diagnosis, making it possible to identify the students' perception of the proposed strategies. Among the research actions, the following stand out: identifying how the combination of learning objects in a blended learning environment can influence the process of acquisition of English by students; testing the use of the flipped classroom, in which the learning objects are made available before in the virtual environment and then exercised in the classroom; proposing a language teaching to practice the 4 skills (speaking, listening, writing and reading). As a product it is proposed a set of criteria that must be taken into account when using the flipped classroom model in teaching English for specific purposes (ESP).
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/116
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789116.pdf 3.400Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account