dc.contributor.advisor |
Loureiro, Carine Bueira |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bertagnolli, Silvia de Castro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Antunes, Maria Tanise Raphaelli Bosquerolli |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-04-24T16:24:08Z |
|
dc.date.available |
2024-04-24T16:24:08Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1161 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como tema a formação continuada de professores para a Cultura
Digital, entendendo que, em um mundo digitalizado, é essencial oferecer momentos
para reflexão e construção de conhecimentos aos professores, visto serem um dos
responsáveis pelo processo de ensino. Assim, o problema a ser investigado consistiu
em quais os entendimentos de Cultura Digital e formação continuada se fazem
presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum
para Formação de Professores (BNC-Formação) e no Movimento Pela Base (MPB) e
como problematizá-los junto aos professores da rede pública de ensino do município
de Barão do Triunfo/RS? Diante disto, teve-se como objetivo: problematizar a noção
de Cultura Digital com os professores da educação básica por meio de uma formação
continuada. Desta forma, a pesquisa foi constituída por três movimentos: análise da
noção de Cultura Digital e formação de professores presentes na BNCC, BNC-
Formação e no MPB, bem como os possíveis tensionamentos entre esses
entendimentos. O segundo movimento contempla o planejamento da formação
continuada “Cultura Digital: possibilidades e concepções”, produto educacional
decorrente desta pesquisa e o terceiro movimento corresponde à produção e análise
de dados a partir da implementação e avaliação da formação que ocorreu no contexto
de um estudo de caso. Como instrumentos de produção de dados recorreu-se à
entrevista e à observação direta sendo que a análise dos resultados se deu por meio
da triangulação de informações. Como resultados da investigação concluiu-se que, na
lógica das competências, as Tecnologias Digitais são abordadas a partir de seu uso
instrumental em detrimento à reflexão sobre as subjetividades desenvolvidas na
Cultura Digital. No que tange à formação continuada, percebeu-se uma concepção
utilitarista e reducionista presente nos documentos, cujo enfoque está em qualificar o
professor para ensinar a desenvolver com os alunos as competências expressas na
BNCC. Quanto à avaliação do produto educacional, os professores consideraram que
a metodologia, estratégias e conteúdo estavam adequados à proposta, entretanto, o
número reduzido de participantes impediu maiores generalizações. Entende-se que a
temática da formação de professores para a Cultura Digital não se esgota com esta
pesquisa, o que reforça a necessidade de se estudar as diversas forças atuantes no
cenário educacional, incluindo alternativas para a formação continuada dos professores no ambiente escolar durante seu horário de trabalho. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research has as its theme the continued training of teachers for Digital Culture,
understanding that we belong to a digitalized world and that it is essential to offer
moments for reflection and construction of knowledge to teachers, as they are one of
those responsible for the teaching process. Thus, the problem to be investigated
consisted of which understandings of Digital Culture and continuing education are
present in the Common National Curriculum Base (Base Nacional Comum Curricular
- BNCC), the Commom National for Teacher Training (Base Nacional Comum para
Formação de Professores - BNC-Formação) and the Movimento Pela Base (MPB) and
how to discuss them with teachers from the public education network in the municipality
of Barão do Triunfo/RS? In view of this, the objective was: to problematize the notion
of digital culture with basic education teachers through continued training. In this way,
the research unfolds in three movements: the analysis of the notion of Digital Culture
and teacher training present in the documents, as well as the possible tensions
between these understandings. The second movement, the planning of continued
training “Digital Culture: possibilities and conceptions”, an educational product
resulting from this research, was presented and the third movement corresponded to
the production and analysis of data based on the implementation and evaluation of the
training that took place in the context of a case study. Interviews and direct observation
were used as instruments for data production, with results being analyzed through
triangulation of information. As results of the investigation, it was concluded that, in the
logic of competencies, Digital Technologies are approached based on their
instrumental use to the detriment of reflection on the subjectivities developed in a
Digital Culture. Regarding continued training, a utilitarian and reductionist conception
was perceived present in the documents, whose focus is on qualifying the teacher to
teach and develop the skills expressed in the BNCC with students. Regarding the
evaluation of the educational product, the teachers considered that the methodology,
strategies and content were appropriate to the proposal, however, the small number
of participants prevented further generalizations. It is understood that the theme of
teacher training for Digital Culture does not end with this research, supporting the need
to study the various forces acting in the educational scenario, including alternatives for
the continued training of teachers in the school environment during their working hours. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Informática na Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura digital |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.title |
Formação de professores e cultura digital: possibilidades e concepções |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |