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Portifólio digital interativo para mostras de iniciação científica no ensino fundamental : desafios e possibilidades

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dc.contributor.advisor Castro, Éderson Ayres pt_BR
dc.contributor.author Castro, Éderson Ayres pt_BR
dc.date.accessioned 2019-05-21T20:28:24Z
dc.date.available 2019-05-21T20:28:24Z
dc.date.issued 2018 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/120
dc.description.abstract Esta pesquisa de mestrado problematiza a Iniciação Científica como componente das atividades formativas desenvolvidas nos anos finais do ensino fundamental. Parte do entendimento de que a pesquisa científica na educação básica é um fenômeno em expansão, incentivada por documentos e programas educacionais e também pelas diferentes formas de mídia, merecendo um olhar atento e cuidadoso em relação ao modo como tem ocorrido. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar de que forma a utilização de um Portfólio Digital Interativo (PDI) pode contribuir para o registro da memória do processo de pesquisa por meio da Iniciação Científica nos anos finais do ensino fundamental. Foram adotados pressupostos da abordagem qualitativa. Encontros de grupo focal com alunos e professores de uma escola pública do município de Portão/RS foram utilizados como instrumentos de produção de dados. A pesquisa demonstra o potencial do PDI para oportunizar a interatividade entre alunos e seus pares e entre alunos e professores-orientadores, promovendo a valorização do percurso formativo no decorrer das pesquisas para além dos resultados alcançados. A possibilidade de registrar esse percurso e preservar sua memória, garantindo a divulgação de todas as pesquisas, não apenas daquelas que foram premiadas, é o grande diferencial do PDI, proporcionando a democratização dos saberes construídos na educação básica. pt_BR
dc.description.abstract This master‟s research discusses Scientific Initiation as a component of the formative activities developed in lower secondary education. It is based on the understanding that scientific research in basic education is an expanding phenomenon, encouraged by educational documents and programs and also by different forms of media, deserving a careful look at how it has developed. The research presented here aims to investigate how the use of an Interactive Digital Portfolio (IDP) can contribute to the recording of the memory of the research process through Scientific Initiation in lower secondary education. Qualitative approach assumptions were adopted. Focal group meetings with students and teachers of a public school in the city of Portão/RS were used as instruments of data production. The research demonstrates the IDP potential to provide interactivity between students and their peers and between students and teachers, promoting the appreciation of the formative course in the researches, going beyond the results achieved. The possibility of registering this course and preserving its memory, guaranteeing the dissemination of all the researches, not only those that were awarded, is the great differential of the IDP, providing the democratization of the knowledge built in basic education. en
dc.format.mimetype PDF pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Lazer pt_BR
dc.title Portifólio digital interativo para mostras de iniciação científica no ensino fundamental : desafios e possibilidades pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2018
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Mestrado Profissional em Informática na Educação pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


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