Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A tecnologia na formação inicial dos estudantes de pedagogia

Show full item record

Title: A tecnologia na formação inicial dos estudantes de pedagogia
Author: Dal Castel, Vanessa
Abstract: O presente trabalho originou-se de uma pesquisa de mestrado e visa analisar a formação inicial dos futuros pedagogos em relação à tecnologia para entender como esta é contemplada no ambiente acadêmico e de que modo é ofertada ou não no currículo do curso de Pedagogia de uma universidade privada na cidade de Porto Alegre. Conforme revisão de literatura realizada no projeto de pesquisa a realização de um estudo que procure identificar o papel da tecnologia na formação inicial desses estudantes para conhecer suas percepções sobre a temática e aprofundar-se em tal conceito. Os argumentos defendidos consistem em colocar o foco da tecnologia a serviço da aprendizagem e vincular ao contexto histórico, explorando a chamada “Era Tecnológica”, que reflete a realidade da sociedade em diferentes tempos e espaços, não reduzindo a discussão aos tempos atuais e às percepções técnicas. Diante disso, percebeu-se que os avanços tecnológicos sempre fizeram parte da humanidade, e compreender como interferem na formação acadêmica é importante. Assim, analisaram-se os dados coletados de forma qualitativa, por meio da metodologia bibliográfica e documental, e notou-se que a instituição beneficia em seu novo currículo a aplicação para estender o potencial da tecnologia na formação acadêmica de novos profissionais da Educação, promovendo uma utilização mais assertiva e integrada dos recursos tecnológicos disponíveis e aplicáveis na prática. O desafio apresenta-se, então, na questão da aplicabilidade dos conhecimentos em seu ofício e no envolvimento dos discentes em desenvolver as competências necessárias às demandas, bem como a adequação das escolas para seguir motivando e investindo na formação continuada desses profissionais.The present work originated from a master’s degree research and aims to analyze the initial training of future pedagogues in relation to technology to understand how it is considered in the academic environment and how it is offered or not in the curriculum of the Pedagogy course at a private university in the city of Porto Alegre. It seems relevant to carry out a study that seeks to identify the role of technology in the initial training of these students to understand their perceptions on the subject and delve deeper into this concept. The arguments defended consist of focusing on technology at the service of learning and linking it to the historical context, exploring the so-called “Technological Era”, which reflects the reality of society in different times and spaces, without reducing the discussion to current times and perceptions techniques. In view of this, it was realized that technological advances have always been part of humanity, and understanding how they affect academic training is important. Thus, the data collected in a qualitative way was analyzed, through bibliographic and documentary methodology, and it was noted that the institution benefits in its new curriculum from the application to extend the potential of technology in the academic training of new Education professionals, promoting a more assertive and efficient use of the technological resources available and applicable in practice. The challenge then presents itself in the question of the applicability of knowledge in their profession and the involvement of students in developing the skills necessary for the demands, as well as the adequacy of schools to continue motivating and investing in the continued training of these professionals.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1781
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891781.pdf 2.727Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account