Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A utilização de recursos tecnológicos nas disciplinas dos cursos de biblioteconomia na modalidade de educação aberta e a distância para o ensino e a prática da conservação preventiva de acervos bibliográficos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Estabel, Lizandra Brasil pt_BR
dc.contributor.author Costa, Gilberta Ferreira da pt_BR
dc.date.accessioned 2025-01-17T16:58:12Z
dc.date.available 2025-01-17T16:58:12Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1888 pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa propõe verificar quais recursos tecnológicos são utilizados no processo de ensino, nas disciplinas dos cursos de Biblioteconomia, na modalidade Educação Aberta e a Distância (EAD), para a conservação de acervos bibliográficos. Discorre sobre a importância dos bibliotecários conhecerem medidas de conservação preventiva e técnicas de pequenos reparos em livros para garantir a integridade física dos materiais, a sustentabilidade das bibliotecas, bem como a manutenção do acesso à informação. Constata que, entre 22 cursos de Biblioteconomia na modalidade EAD pesquisados, apenas 15 possuem disciplinas com enfoque em preservação e conservação de acervos. A pesquisa revela que, em cursos presenciais, apenas 11,7% possuem disciplinas obrigatórias de conservação, enquanto que em EAD, esse percentual sobe para 50%. Propõe desenvolver um aplicativo piloto que abordará dicas de conservação de acervos com objetivo de contribuir para a construção de materiais de aprendizagem digital, oferecendo um modelo para futuros aplicativos sobre o tema multidisciplinar. Descreve a metodologia como aplicada, de caráter qualitativa, por meio de estudo de caso. Conclui que a pesquisa contribui para a Biblioteconomia, em especial sobre a conservação de acervos, temática que carece de novas pesquisas e aprofundamentos. pt_BR
dc.description.abstract This research proposes to verify which technological resources are used in the teaching process, in the subjects of Library Science courses, in the Open and Distance Education (EAD) modality, for the conservation of bibliographic collections. It discusses the importance of librarians knowing preventive conservation actions and techniques for minor books repairs to ensure the physical integrity of materials, the sustainability of libraries, as well as maintaining access to information. It is noted that among 22 Librarianship courses in the distance learning modality researched, only 15 have subjects focusing on preservation and conservation of collections. The research reveals that, in face-to-face courses, only 11.7% have mandatory conservation subjects, while in distance learning, this percentage rises to 50%. It proposes to develop a pilot application that will address collection conservation tips with the aim of contributing to the construction of digital learning materials, offering a model for future applications on the multidisciplinary topic. It describes the methodology as applied, qualitative in nature, through a case study. It concludes that the research contributes to Librarianship, especially on the conservation of collections, a topic that requires new research and in-depth study. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Biblioteconomia pt_BR
dc.title A utilização de recursos tecnológicos nas disciplinas dos cursos de biblioteconomia na modalidade de educação aberta e a distância para o ensino e a prática da conservação preventiva de acervos bibliográficos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891888.pdf 1.881Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account