Educação de usuários na biblioteca universitária: desenvolvimento e avaliação de um guia interativo digital para promover o uso da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS
Show simple item record
dc.contributor.advisor |
Loureiro, Carine Bueira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Bott, Sheila Irribarem De Mello |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2025-01-20T20:26:30Z |
|
dc.date.available |
2025-01-20T20:26:30Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1889 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa trata sobre a função educativa de bibliotecas, desempenhada por meio da educação de usuários, atividade desenvolvida para ensinar os usuários de bibliotecas a utilizar seus recursos informacionais, orientando-os para um melhor uso de seus produtos e serviços e desenvolvendo habilidades de busca e uso da informação. Este estudo se insere em um contexto caracterizado pela cultura digital e pelo uso crescente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Tem como tema a educação de usuários para promover o uso da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS, justificando-se por sua relevância, considerando o problema de subutilização da biblioteca, partindo-se do pressuposto que a subutilização é motivada pelo despreparo, pela falta de hábito em frequentá-la e também pelo desconhecimento dos serviços e produtos que ela oferece. Parte do seguinte problema de pesquisa: Como potencializar o uso da Biblioteca do Instituto de Artes por meio de um guia interativo digital, visando a educação dos usuários para a cultura digital? Para responder a essa questão, o objetivo geral é desenvolver e avaliar um produto educacional voltado à educação dos usuários da Biblioteca do Instituto de Artes, verificando seu potencial para promover seu uso consciente e autônomo e identificar pontos para melhoria. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O produto educacional desenvolvido foi um guia interativo digital, com informações sobre a biblioteca e orientações para seu uso. O guia interativo é uma ferramenta digital que integra tecnologia e educação para promover o uso da biblioteca por meio da educação dos usuários, alinhando-se ao Mestrado em Informática na Educação ao oferecer uma solução inovadora para aprimorar o processo de aprendizagem informal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, visando avaliar a eficácia do produto educacional e identificar possíveis melhorias. A partir dos dados obtidos conclui-se que o produto educacional tem potencial para promover o uso da biblioteca, melhorar a percepção dos usuários sobre seus serviços e produtos, além de incentivar uma mudança de comportamento em relação à utilização da biblioteca. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
La presente investigación trata sobre la función educativa de las bibliotecas,
desempeñada a través de la formación de usuarios, una actividad desarrollada para
enseñar a los usuarios de bibliotecas a utilizar sus recursos informacionales,
orientándolos hacia un mejor uso de sus productos y servicios y desarrollando
habilidades de búsqueda y uso de la información. Este estudio se enmarca en un
contexto caracterizado por la cultura digital y el uso creciente de las Tecnologías de
la Información y la Comunicación (TICs). El tema central es la formación de usuarios
para promover el uso de la Biblioteca del Instituto de Artes de UFRGS, y su
justificación se basa en la relevancia del tema, considerando el problema de
subutilización de la biblioteca, bajo el supuesto de que dicha subutilización es
motivada por la falta de preparación, la falta de hábito de frecuentarla y también el
desconocimiento de los servicios y productos que ofrece. La investigación parte de
la siguiente pregunta de investigación: ¿¿Cómo potenciar el uso de la Biblioteca do
Instituto de Artes a través de una guía interactiva digital, orientada a la educación de
los usuarios para la cultura digital? Para responder a esta pregunta, el objetivo
general es desarrollar y evaluar un proyecto educativo dirigido a la educación de los
usuarios de la Biblioteca do Instituto de Artes, verificando su potencial para
promover su uso consciente y autónomo, e identificar puntos de mejora. La
metodología utilizada se basa en una investigación exploratoria, con un enfoque
cualitativo y de naturaleza aplicada. El proyecto educativo desarrollado fue una guía
interactiva digital, con información sobre la biblioteca y orientaciones para su uso. La
guía interactiva es una herramienta digital que integra tecnología y educación para
promover el uso de la biblioteca a través de la formación de los usuarios,
alineándose con el Máster en Informática na Educação al ofrecer una solución
innovadora para mejorar el proceso de aprendizaje informal. La recolección de datos
se realizó a través de entrevistas semiestructuradas, con el fin de evaluar la eficacia
del proyecto educativo e identificar posibles mejoras. A partir de los datos obtenidos
se concluye que el proyecto educativo tiene el potencial de promover el uso de la
biblioteca, mejorar la percepción de los usuarios sobre sus servicios y productos,
además de fomentar un cambio de comportamiento en relación con la utilización de
la biblioteca. |
spa |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Informática na Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação de usuários na biblioteca universitária: desenvolvimento e avaliação de um guia interativo digital para promover o uso da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2024 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account