Title: | As dificuldades e os desafios de uma turma de pré-cálculo: um estudo de inspiração etnográfica |
Author: | Koch, Thaís Roberta |
Abstract: |
A disciplina de Pré-Cálculo tem a finalidade de minimizar as lacunas dos conhecimentos matemáticos da Educação Básica dos alunos e prepará-los para o acompanhamento dos conteúdos específicos do Cálculo Diferencial e Integral. Porém, apesar de ser um componente de preparação para o Cálculo, os estudantes também passaram a apresentar dificuldades nessa disciplina. O objetivo desta pesquisa é compreender as dificuldades dos estudantes em uma disciplina de Pré-Cálculo. Para que o objetivo fosse alcançado, foi realizado um estudo de inspiração etnográfica em uma turma de Pré-Cálculo do Curso de Engenharia Mecânica, uma pesquisa de revisão de literatura de trabalhos com a temática do Pré-Cálculo e a busca por recursos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que pudessem auxiliar os alunos de Pré-Cálculo. Por meio do estudo de inspiração etnográfica, foi possível constatar que os estudantes apresentavam apreensão em se expor, (des)interesse no componente curricular, utilização excessiva do celular e dificuldade em estabelecer uma rotina de estudos para o Pré-Cálculo. A pesquisa desenvolvida está sustentada em autores pós-estruturalistas: Claudio Almir Dalbosco, Gert Biesta, Gilles Lipovetsky, Jan Masschelein, Jorge Larrosa, Maarten Simons, Richard Sennett e Silvio Gallo. O produto desta pesquisa se refere a um Recurso Educacional Digital (RED), no formato de livro digital (e-book), o qual tem como objetivo apresentar TDIC e dicas de inserção dessas tecnologias nas aulas de Pré-Cálculo com base nas dificuldades constatadas por meio do estudo de inspiração etnográfica realizado. O produto foi desenvolvido na plataforma Canva. O produto desta pesquisa é destinado aos professores, pois são eles, por meio da sua prática pedagógica, que criam situações para que os alunos estabeleçam relações, interroguem o mundo e sejam instigados a pensar sobre o que está sendo posto e as outras possibilidades. A escolha por esse formato se refere a uma tentativa de compartilhar TDIC e dicas de utilização, de modo que o RED possa vir a ser uma alternativa aos professores, para se pensar ou ensaiar a execução de experiências coletivas voltadas ao estabelecimento de relações, exercício da cooperação, promoção de novos interesses, formação do aluno para a prática do estudo e do estudo com o apoio das TDIC. The Precalculus course is aimed at filling the mathematical knowledge gaps of the Basic Education students and prepare them to follow the specific contents of Calculus. However, despite being a component of preparation for the Calculus course, students have also demonstrated difficulties in this new discipline. The purpose of this research is to comprehend the students’ difficulties in a Precalculus discipline. To do so, an ethnographic study was carried out in a Precalculus class at a Mechanical Engineering course, a literature review of work on the Precalculus theme and the search for Digital Information Technology and Communication (DITC) resources that could aid students of Precalculus. Through the ethnographic study, it was possible to observe that some students showed apprehension to expose themselves, (dis)interest in the curricular component, excessive mobile phone use, and difficulty to keep a study routine concerning the Precalculus. The present research is supported by post-structuralist authors: Claudio Almir Dalbosco, Gert Biesta, Gilles Lipovetsky, Jan Masschelein, Jorge Larrosa, Maarten Simons, Richard Sennett e Silvio Gallo. The outcome of this research refers to a Digital Educational Resource (DER), in the format of a digital book (e-book), which aims at presenting DITC and tips to insert these technologies in Precalculus classes based on the difficulties found in the ethnographic study carried out. The product was developed on the platform Canva. The product of this research is intended for teachers, as they, through their pedagogical practice, create situations for students to establish relationships, interrogate the world and be instigated to think about what is being put and the other possibilities. The choice for this format is an attempt to share DITC and tips on how to use it, so that DER becomes an alternative to professors, in order to think or rehearse the execution of collective experiences focused on the establishment of relations, cooperation practice, promotion of new interests, student preparation practice, as well as the study supported by DITC. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/402 |
Date: | 2020 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789402.pdf | 12.48Mb |
View/ |
Texto completo |