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Relações entre a epistemologia e a prática docente no ensino de ciências : contribuições de Piaget e Vygotsky

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Title: Relações entre a epistemologia e a prática docente no ensino de ciências : contribuições de Piaget e Vygotsky
Author: Furquim, Leila Camara
Abstract: A presente pesquisa, desenvolvida como requisito para conclusão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza ? Habilitação em Química e Biologia, caracteriza-se como básica, exploratória com uma abordagem qualitativa e bibliográfica. Tem como objetivo compreender como se dá a construção do conhecimento e quais práticas pedagógicas na perspectiva da epistemologia interacionista, no âmbito do ensino de ciências na educação básica, podem contribuir para que os docentes ressignifiquem sua ação pedagógica e reflitam sobre os processos de ensino e de aprendizagem, bem como seus impactos no desenvolvimento e na vida de seus alunos. Busca responder aos seguintes problemas de pesquisa: A compreensão do professor sobre como se dá a construção do conhecimento em uma perspectiva interacionista tem impacto nas práticas pedagógicas no âmbito do ensino de ciências na educação básica? De que forma a epistemologia interacionista pode contribuir para que os docentes ressignifiquem sua ação pedagógica e reflitam sobre os processos de ensino e de aprendizagem com impactos positivos no desenvolvimento e na vida de seus alunos? O referencial teórico abordou as epistemologias apriorista, empirista e interacionista, procurando encontrar a relação entre teoria e prática nos processos de ensino e de aprendizagem. Ainda, aprofunda as teorias de Piaget e Vygotsky, buscando compreender seus principais postulados, bem como suas contribuições para o desenvolvimento da prática docente interacionista no ensino de ciências. A pesquisa ainda identificou artigos, por meio do portal CAPES, em português, no período entre 2010-2011, que relacionam o ensino de ciências na educação básica às teorias de Piaget e Vygotsky, estabelecendo a relação teoria e prática. A busca teve como base as categorias PedagogiaRelacional, Mediação, Zona de Desenvolvimento Proximal, Vygotsky, Experimentação, Piaget e Ensino de Ciências. Considerando a análise das categorias expostas, de forma geral, identificamos nos artigos analisados, que os professores das experiências relatadas, desenvolveram abordagens interacionistas, contrapondo-se às práticas pedagógicas características do ensino tradicional. Essas abordagens, em consonância com a epistemologia interacionista, têm o objetivo de mediar a construção do conhecimento, concebendo circunstâncias para que o cotidiano seja problematizado por meio de práticas didáticas, de tal maneira que o aluno desenvolva sua autonomia moral e intelectual. Por fim, desvela-se que, em contraposição ao método tradicional e empirista no ensino de ciências, é de grande importância que os professores se apropriem das contribuições das categorias centrais elencadas a partir de teoria de Piaget e Vygotsky para esse estudo. O desenvolvimento de uma didática interacionista, depende em grande parte da compreensão dos conceitos centrais das teorias que sustentam a prática docente no ensino de ciências e seu impacto na aprendizagem dos alunos da educação básica. Por fim, foi desenvolvido um banco de atividades de base interacionista, que contribua como fonte de inspiração para a prática pedagógica dos docentes no ensino de ciências na educação básica.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/585
Date: 2021


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