dc.contributor.advisor |
Schmitt, Marcelo Augusto Rauh |
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dc.contributor.advisor |
Bertagnolli, Silvia de Castro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Accordi, Andréia Ambrósio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-07-25T16:57:15Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/816 |
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dc.description.abstract |
A pandemia da Covid-19 trouxe um período de suspensão de aulas presenciais que oportunizou a muitos docentes brasileiros experimentarem novas práticas pedagógicas, mesclando momentos presenciais e não presenciais, denominadas, de maneira ampla, de ensino híbrido. Não houve, no entanto, um amplo debate teórico-conceitual sobre o que é o ensino híbrido e se a aprendizagem, utilizando-se desse modelo, poderia se dar
de uma forma significativa. Trazendo a problemática para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi feita a seguinte pergunta: de que forma docentes do IFRS podem se apropriar e aplicar, conforme os princípios da aprendizagem significativa, práticas pedagógicas envolvendo o ensino híbrido? O objetivo geral dessa dissertação é desenvolver um guia de referência, com conceitos e propostas para aplicação do ensino híbrido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no contexto do Ensino Médio Integrado, baseando-se nos princípios da aprendizagem significativa. Para tanto, buscou-se: a) descrever de que forma o ensino híbrido, tendo como base a aprendizagem significativa, vem sendo aplicado no Ensino Médio do Brasil por meio de uma revisão bibliográfica; b) conhecer o perfil do docente do ensino técnico integrado ao ensino médio do IFRS em relação aos seus conhecimentos prévios sobre o ensino híbrido, registrando relatos e avaliações de experiências sobre ensino híbrido vivenciadas por eles,
envolvendo questionários, entrevistas e participação em plataformas on-line; c) transpor o conhecimento teórico e as informações empíricas obtidas, de forma didática, adotando-se os pressupostos da teoria da transposição didática para a produção do guia. Com a pesquisa bibliográfica foram encontrados 276 trabalhos versando sobre a aplicação do ensino híbrido em escolas de nível médio no Brasil. Desses, foram selecionados 28 que utilizaram os pressupostos da aprendizagem significativa como parte do referencial teórico. Quanto ao estudo de caso, noventa docentes responderam ao questionário, o que corresponde a 6,6% do total de professores da instituição. A interação na plataforma on-line e no aplicativo de mensagens instantâneas contou com a participação de 51 docentes, sendo que cinco deles foram entrevistados. A interação com os docentes
demonstrou que boa parte deles já possui um conceito formado sobre o ensino híbrido e já o colocaram em prática, se não utilizando o referencial teórico aqui apresentado, ao menos de forma intuitiva. Para esse público, o guia produzido como produto dessa dissertação será de grande valia para desenvolver aprendizagem significativa. A maior dificuldade, porém, recairá entre aqueles docentes que possuem algum conceito diferente de ensino híbrido daquele apresentado nessa dissertação ou que, simplesmente, não querem aplicar o ensino híbrido por quaisquer outros motivos. Ressalta-se a importância do produto de educação, resultado da pesquisa realizada
nessa dissertação, elaborado à luz da teoria da transposição didática e a importância do diálogo entre a produção acadêmica, os docentes e os materiais didáticos, tendo os programas de mestrados profissionais, como o da Informática na Educação do IFRS, uma atuação protagonista nesse processo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Covid-19 pandemic brought a period of suspension of face-to-face classes that gave many Brazilian teachers the opportunity to experiment with new pedagogical practices, mixing face-to-face and non-face-to-face moments, broadly called hybrid teaching. There was not, however, a broad theoretical-conceptual debate about what hybrid teaching is and whether learning, using this model, could take place in a meaningful way. Bringing the problem to the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS), the following question was asked: how can IFRS teachers appropriate and apply, according to the principles of meaningful learning, pedagogical practices involving hybrid teaching? The general objective of this dissertation is to develop a reference guide, with concepts and proposals for the application of hybrid teaching at the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS), in the context of Integrated High School, based on the principles of meaningful learning. Therefore, we sought to: a) describe how hybrid teaching, based on meaningful learning, has been applied in high school in Brazil through a bibliographical review; b) to know the profile of technical education teachers integrated into IFRS secondary education in relation to their prior knowledge about blended learning, recording reports and evaluations of experiences on blended learning lived by them, involving questionnaires, interviews and participation in online platforms line; c) to transpose the theoretical knowledge and empirical information obtained, in a didactic way, adopting the assumptions of the theory of didactic transposition for the production of the guide. With the bibliographic research, 276 works were found dealing with the application of hybrid teaching in high schools in Brazil. Of these, 28 were selected that used the assumptions of meaningful learning as part of the theoretical framework. As for the field study, ninety professors answered the questionnaire, which corresponds to 6.6% of the institution's total professors. The interaction on the online platform and on the instant messaging application involved the participation of 51 professors, five of whom were interviewed. The interaction with the professors demonstrated that most of them already have a formed concept about blended learning and have already put it into practice, if not using the theoretical framework presented here, at least intuitively. For this audience, the guide produced as a result of this dissertation will be of great value to develop meaningful learning. The greatest difficulty, however, will lie with those professors who have a different concept of hybrid teaching from that presented in this dissertation or who simply do not want to apply hybrid teaching for any other reason. It emphasizes the importance of the education product, result of the research carried out in this dissertation, elaborated in the light of the theory of didactic transposition and the importance of the dialogue between the academic production, the professors, and the didactic materials, having the professional master's programs, such as the IFRS Information Technology in Education, a leading role in this process. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Informática na educação |
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dc.subject |
Ensino híbrido |
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dc.subject |
Aprendizagem significativa |
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dc.title |
Descomplicando o ensino híbrido: produção de um guia para uso didático em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
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