Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Trajetórias docentes e sua repercussão na construção da identidade do professor de língua portuguesa

Show full item record

Title: Trajetórias docentes e sua repercussão na construção da identidade do professor de língua portuguesa
Author: Luft, Larissa
Abstract: A presente pesquisa se propôs a analisar as repercussões da trajetória profissional na construção da identidade das professoras de Língua Portuguesa do município de Bom Princípio. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, ao passo que a análise se pauta em um instrumento para levantamento de dados, que foi a entrevista semiestruturada. Dessa forma, os dados coletados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdos, com base no referencial teórico que iluminou as reflexões sobre a identidade, a formação de professores e os saberes docente, fundamentalmente baseado em autores como: Nóvoa (1992,1995,2001), Marcelo Garcia (1995), Rios (2011), Cunha (1997), Tardif (1991, 2000, 2002) Pimenta (1997, 2005) Moreira e Candau (2008), sem detrimento de outras contribuições. O estudo em questão apontou que a identidade dessas professoras pode ser entendida como um processo de metamorfose, pois está em constante construção e ressignificação ao ser engendrado ao longo de sua trajetória docente.The present research aimed to analyze the repercussions of the professional trajectory in the construction of the identity of the Portuguese Language teachers of the city of Bom Princípio. The study was characterized as a qualitative research, and the instrument for data collection was the semi-structured interview. The data collected were analyzed based on the principles of Content Analysis. The theoretical framework that illuminated the reflections on identity, teacher training and teacher knowledge was fundamentally based on authors such as: Nóvoa (1992,1995, 2001), Marcelo Garcia (1995), Rios (2011), Cunha (1997), Tardif (1991, 2000, 2002) Pimenta (1997, 2005) Moreira and Candau (2008), without detriment of other contributions. The study in question pointed out that the identity of these teachers can be understood as a process of metamorphosis since it is in constant construction and re-signification to be generated throughout its teaching trajectory.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/882
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789882.pdf 700.4Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account