Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

As tecnologias digitais como possibilidade de mudança na formação inicial de professores de ciências

Show full item record

Title: As tecnologias digitais como possibilidade de mudança na formação inicial de professores de ciências
Author: Prado, Daniel Ortiz
Abstract: As tecnologias digitais estão difundidas nos mais distintos contextos econômicos, culturais, sociais, políticos e educacionais. Compreender as tecnologias digitais (TDs) como mecanismo de transformação social nos mais distintos usos por pessoas torna-se importante, ao se refletir sobre sua plasticidade enquanto ferramenta para comunicar, armazenar dados, entreter e educar. Nesse sentido, como ocorre a incorporação de tecnologias digitais na formação inicial de professores de ciência? Como objetivo geral, temos que investigar a formação inicial de professores de ciências em relação à incorporação de tecnologias digitais. Para analisar a formação inicial contamos com uma pesquisa documental e qualitativa de caráter exploratório, analisando os projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza em relação à presença de Tecnologias Digitais e formas de ensino e aprendizagem voltadas para o ensino de ciências nesses documentos. Foi filtrado 10 cursos de graduação pública na modalidade presencial e a base de busca por esses cursos foi o site E-MEC. A incorporação de tecnologias digitais na formação inicial de professores de ciências ocorre de forma pontual, conforme os PPC analisados, haja vista que nem todos os cursos têm um direcionamento para utilização de forma efetiva com objetivos claros, justificativa, plano de ensino e disciplinas voltadas para o ensino e aprendizagem para com as TDs. Por esse prisma a profissão docente pode e deve ser repensada a partir dos novos paradigmas vivenciados na educação a partir da incorporação das TDs por estudantes e professores.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/893
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789893.pdf 558.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account