Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A utilização de jogos no ensino de química : uma revisão bibliográfica

Show full item record

Title: A utilização de jogos no ensino de química : uma revisão bibliográfica
Author: Silva, Paula Adriana Ramos da
Abstract: Há um momento durante a profissão docente que faz-se necessário repensar as práticas e refletir sobre a utilização de outras formas de ensinar os conteúdos da disciplina de química aos estudantes do ensino médio. Na busca constante por estratégias de ensino que atraiam a atenção dos alunos e melhorem a qualidade das aulas, os professores se deparam com a alternativa dos jogos educativos. Ainda estamos aprendendo quais são as melhores maneiras de utilizá-los, mas o que já se sabe é que quando bem planejado, dada a devida atenção aos detalhes que preconizam ensinar dessa maneira, os resultados podem ser bem significativos. Após uma experiência realizada com alunos de 2º ano do ensino médio com a utilização de um jogo para uma aula de química, vimos a necessidade de explorar o que tem sido publicado na literatura sobre a utilização de jogos para o ensino dessa disciplina. A presente revisão bibliográfica tem como objetivo identificar, classificar e qualificar os artigos encontrados na pesquisa realizada no Portal de Periódicos da CAPES num período de dez anos com a finalidade de promover a utilização de jogos no ensino de química na etapa ensino médio. Trazemos para a pesquisa alguns teóricos da educação que já tratavam da utilização de jogos como estratégia potencial para consolidação dos conhecimentos de forma lúdica. A busca pelos jogos educativos, visa trazer para a sala de aula maior interação entre os estudantes e melhorar o interesse dos alunos pelos conteúdos das aulas de química. Essa estratégia de ensino traz consigo algumas classificações para os jogos educativos, dentre elas, os jogos pedagógicos e os jogos didáticos. E com o intuito de divulgar o conceito dos diferentes tipos de jogos para utilização em sala de aula, o trabalho a seguir destaca alguns dos principais artigos encontrados na literatura e que através dos quais me embasei para a construção deste trabalho. Durante a análise dos artigos selecionados na pesquisa pode-se observar que os temas que envolvem a criação dos jogos para o ensino de química, se repetem. Os temas que foram mais encontrados durante a busca, foram os jogos para o ensino de tabela periódica e modelos atômicos. Para compreender esses dois conteúdos de química é necessário que o aluno memorize nomes, datas e tenha conhecimento das características que formam a tabela periódica dos elementos, fazendo com que os professores busquem por jogos no momento de ensinar esses conteúdos e assim torne a aprendizagem mais fácil e divertida para os estudantes.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/895
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789895.pdf 1.811Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account